TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ornamentais

Artigos Científicos: Rochas Ornamentais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

ROCHAS ORNAMENTAIS:UM MOMENTO DE DECISÃO.

2013

EXPERIÊNCIAS EMPREENDEDORAS:

ROCHAS ORNAMENTAIS:UM MOMENTO DE DECISÃO.

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Prof.

2013

Introdução

O estudo tem por objetivo mostrar a constante transformação do ambiente organizacional em relação a gestão de pessoas em busca de soluções para as dificuldades vividas pelas empresas do setor de rochas ornamentais.

Evidenciar a importância do trabalho em equipe em ações práticas no acompanhamento e desenvolvimento dos talentos humanos das empresas e indicar o quanto os processos de comunicação,clima e cultura são elementos de grande importancia nos resultados positivos para as organizações.

Com o objetivo de incerir as empresas no mercado externo,tira-las da informalidade e aumentar a capacidade produtiva.Sobre uma visão estratégica e um trabalho de associativismo em busca de um alinhamento entre a gestão de pessoas e a organização, afim de atender aos padrões e as exigências do mercado internacional sobretudo com ética e responsabilidade social.

Referências

RAMPAZZO,Lisnéa Aparecida.Psicologia organizacional e do trabalho;São Paulo:Pearson,2009.

COSTA,Paulo Eduardo de Carvalho;GOUVINHAS,Reidson Pereira.Gestão do conhecimento,março 2013

SILVA,Mônica Maria.Gstão de pessoas;São Paulo:Pearson,2009

BORGES,Acácio Fonseca;BAYLÃO,André Luís da Silva.Liderança em tempos de mudanças,março 2013.

LIMA,Suzi m. Barcelos e;ALBANO,Adiana gafree Burns.Um estudo sobre o clima e a cultura organizacional na concepção de diferentes autores.Revista CCEI Unicamp,agosto 2002.

BACCARO,Taís Accioly;Comunicação,clima e cultura organizacional.São Paulo 2009

CARNEIRO,Jordana Moraes.Clima e Cultura organizacional.Synergismos Syentifica UFPR,abril 2007.

ARAUJO,Marly Rosana Melo de.Exlusão social e rsponsabilidade social empresarial.Psicologia em estudo,agosto 2006. 

• Pisicologia Organizacional e do Trabalho

O SEBRAE trouxe um grande incentivo aos empresários que passavam por um momento de estresse em meio a globalização e a busca pelo destaque na competitividade.Fazendo com que a participação dos colaboradores passasse a ser fundamental no planejamento estratégico.Dando espaço ao capital intelectual dentro das organizações afim de desenvolverem seus conhecimentos sob uma visão referente ao trabalho em equipe.

Trilhando esse caminho eles entraram em contato com a inovação e o compartilhamento do conhecimento , pois criou-se um espírito motivacional dentro das organizações.Um novo sistema de gestão foi implantado e somado ao empirismo do grupo de empresários resultou em uma maior capacidade de criar soluções inovadoras e na melhoria da produtividade lidando assim com essa situação de setresse.

Estamos entrando em um tipo de sociedade diferente,onde o capital intelectual tornou-se o fator mais importante no ambiente competitivo das organizações(TEIXEIRA FILHO,2000).É aí que entra a Gestão do Conhecimento(GC),que passa essencialmente pelo compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.Se as pessoas começam a compartilhar idéias a respeito de assuntos que consideram importantes esse mesmo compartilhamento de idéias cria uma cultura de aprendizado, transformando o conhecimento no principal ativo da organização.Foi o que aconteceu com uma das empresas do gupo dos 21 que apartir da atenta observação e pequenas alterações poderia melhorar significativamente a padronização do produto final e partindo desse ponto o conhecimento foi compartilhado ao restante do grupo de empresários do ramo de pedras ornamentais.

Numa tentativa de mensurar e, consequentimente, mostrar o valor desse ativo intangível a organização, para que seja dada mais importância ao conhecimento.Serafim Filho (1999)relatou que “a quantidade de conhecimento de uma organização é a diferença entre seu valor de mercado e seu valor patrimonial.

• Gestão de Pessoas

Que ferramentas o grupo de empresários iria usar para alcançar o resultado esperado? Era chegada a hora em que as pessoas desempenhariam o papel de gestoras dos resultados organizacionais.Os gestores se voltaram para o planejamento,a organização de tarefas,além de dirigir e controlar os recursos humanos.Através dessa nova visão dos gestores com foco na estrutura interna da organização eles se adequaram as exigências do mercado com qualidade e atendimento eficiente ao consumidor.

A mudança na gestão dos empresários foi feita de fora para dentro pelo avanço tecnológico que a empresa Âncora já conhecia e pela competição acirrada na área em que atuavam,destacando assim a importância do processo de desenvolvimento.

Para Rocha & Salles (2005), as mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo têm exigido das organizações respostas rápidas aos desafios.

A necessidade dos líderes do passado desenvolverem novas habilidades e atitudes com relação ao direcionamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com