Historias De Sucesso-experiencias Empreendedoras:rochas Ornamentais
Exames: Historias De Sucesso-experiencias Empreendedoras:rochas Ornamentais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santosmarilene • 3/6/2013 • 2.306 Palavras (10 Páginas) • 684 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO ENP CUIABÁ-MT
Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Comportamento Organizacional
Mara Rúbia da Silva Oliveira RA: 435436
Marilene Rosa dos Santos RA: 434483
Geovana Delloni Tonin RA: 409164
Joyce Bastos Burgos RA: 435878
Ricardo Bastos Burgos RA: 435882
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tutora: Prof. Yaaeko Ozaki
CUIABÁ – MT
Abril - 2013
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ESUD - PÓLO CUIABÁ-MT
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Comportamento Organizacional
Tutora: Prof. Yaaeko Ozaki
Cuiabá-MT
Abril - 2013
SUMÀRIO
Introdução 03
Capitulo I: Comportamento Organizacional 04
Capitulo 2: Inovação 05
Capitulo 3: Liderança 06
Capitulo 4: Percepção e Comunicação 07
Conclusão 08
Referencias Bibliográficas 09
Introdução
O mundo globalizado tem exigido mudanças significativas na gestão dos negócios e das pessoas, sugerindo a necessidade de novas práticas administrativas e gerenciais, não somente para atender a demanda por resultados traduzidos em produtividade, qualidade e satisfação do cliente, mas também em conseqüência da preocupação com o capital humano e o meio ambiente.
Assim sendo, tanto a busca pela excelência empresarial quanto a preocupação com o trabalhador, o consumidor e com o futuro do planeta têm produzido novas concepções de gestão de negócios, em especial nas práticas adotadas pelos recursos humanos ou gestão de pessoas.
A gestão de pessoas é uma área extremamente necessária nas organizações sendo uma das questões mais críticas no mundo dos negócios, posto que o comportamento, as ações e decisões desempenham papéis fundamentais nos resultados das empresas e no desdobramento das estratégias a serem adotadas.
Nesse sentido, o comportamento organizacional – CO que estuda os diferentes níveis de interação entre pessoas e organizações vem sendo amplamente utilizado pelas empresas. Em nível individual, o CO visa verificar as expectativas, a motivação e as competências individuais que os colaboradores demonstram através de seu trabalho e; no nível grupal estuda a constituição do trabalho em equipe, os papéis desempenhados pelas lideranças, a possibilidade de inovações e as interações de percepção e comunicação, bem como a influência do líder, sobretudo na obtenção de eficiência e eficácia no trabalho.
Neste contexto, a liderança é considerada um dos diferenciais competitivos mais eficientes, dentro das organizações, por se tratar de pessoas com habilidades para conduzir o trabalho em equipe, minimizar conflitos e promover a valorização dos colaboradores, práticas extremamente necessárias para o cumprimento de metas e objetivos almejados tanto por trabalhadores quanto por empregadores.
Dessa forma, no decorrer do desenvolvimento desta atividade buscou-se a compreensão dos papéis da gestão de pessoas diante de uma nova realidade, apresentada nas últimas décadas, ao mundo do trabalho e dos negócios apontando para a necessidade de mudanças e a inclusão de novas ferramentas de gestão que atendam a demanda de colaboradores, clientes e empregadores. Por fim, apresentou-se as considerações finais e as bibliografias que serviram de referencial teórico para subsidiar a pesquisa.
Capitulo I: Comportamento Organizacional
Segundo Sampaio (2007) o Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando as ações e atitudes dos indivíduos e/ou grupos no ambiente detrabalho, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Para a autora, o Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.
Caravantes (2008) define Comportamento Organizacional como uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.
Seguindo estas duas linhas de raciocínio verifica-se que estes autores estão focados nas ações e atitudes dos colaboradores dentro da empresa, ou seja, no seu comportamento profissional, que poderá tanto ser benéfico como maléfico influenciando nos resultados finais de seu trabalho e/ou de sua equipe bem como na organização.
Chiavenato (2005) define o comportamento organizacional como o campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficiência organizacional dos sistemas.
Segundo Bertalanffy (1977) os Sistemas são um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum e dividem-se em sistemas fechados e abertos. Os fechados se mantêm isolados do seu ambiente e os abertos em contínuo fluxo de entrada e de saída.
Para Sampaio (2007) os sistemas abertos são aqueles que podem ser afetados pelo meio ambientes, ou seja, que recebem influências externas; os sistemas fechados são aqueles em que
...