Root
Exames: Root. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rufo • 23/3/2014 • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 439 Visualizações
1INTRODUÇÃO
Os conceitos de espaço e tempo são bases no estudo da geografia e da história, Todas as duas são ciências sociais que se diferem das ciências da natureza ou exatas. Portanto, História tem a ver com o processo histórico do ser humano.
Neste trabalho através da linha do tempo procura-se entender como se deu o desenvolvimento das civilizações antigas, como era o seu processo de organização social, econômico, político e administrativo, a Geografia estuda o ser humano dentro do contexto de natureza a qual faz parte, a sua relação com a natureza, promovendo mudanças dentro do território.
A relação entre a História e a Geografia está nítida em que é o ser humano que habita o território e o transforma processando ao longo do tempo uma organização complexa. A Geografia procura analisar, já a História procura entender esse processo culminando na organização das sociedades para entender a sociedade em que o próprio historiador pertence.
3 GEOGRAFIA
3.1 PAISAGEM => Definição : É a extensão de território que se abrange num olhar ao nosso redor, constituída por um conjunto de elementos dinâmicos criados pela natureza e pelo homem. No desempenho de suas atividades econômicas, o homem modifica o ambiente em que vive: corta ou planta árvores, ara terras, constrói edifícios e caminhos, perfura montanhas para abrir túneis ou minas, lança resíduos orgânicos e industriais na atmosfera, nos rios e no mar, canaliza as águas superficiais. O resultado de tudo isso é a paisagem geográfica, síntese dos elementos naturais e da ação transformadora dos seres humanos.
Paisagem, em sentido geral, é toda porção de terreno contemplada de uma perspectiva natural ou estética. Para a ciência geográfica, porém, o termo tem significação específica e refere-se ao próprio objeto da geografia. Nesse sentido científico, paisagem é o resultado da combinação, num dado território, dos elementos físicos, biológicos e humanos que constituem sua unidade orgânica e se encontram estreitamente relacionados. No desenvolvimento da ciência geográfica, o conceito de paisagem teve importância fundamental na delimitação do campo de estudo.
O grau mais alto de humanização da paisagem é atingido na cidade, onde a transformação cultural é quase absoluta. As paisagens rurais, muito diferentes, são qualificadas pelos usos agrícolas, pecuários e florestais do território, assim como por outros fatores de caráter econômico (estradas, ferrovias, minas e indústrias). As paisagens em que a ação do homem não se impôs de forma determinante sobre o meio são predominantemente naturais, como as matas e pradarias, cuja conservação inclui o aproveitamento racional dos recursos, ou as estepes e tundras, territórios de escasso valor econômico.
CONCEITOS DE PAISAGEM E ESPAÇO GEOGRÁFICO
As imagens mostram a cidade de Essen, na Alemanha, em três momentos históricos.
1829
1867
Hoje 2010
3.2 O ESPAÇO GEOGRÁFICO => é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).
Um conceito bastante presente na geografia em geral, o espaço geográfico apresenta definição bastante complexa e abrangente. Outros conceitos também relacionados ao espaço geográfico, ou antes, que estão contidos nele são: lugar, que é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.
A primeira definição de “espaço” foi feita pelo filósofo Aristóteles para o qual este era inexistência do vazio e lugar como posição de um corpo entre outros corpos. Aristóteles ignorava o homem como constituinte do espaço, contudo, ele já considerava um aspecto importante da estrutura do espaço geográfico, a localização.
3.3 O LUGAR =>Para a geografia, o lugar é a porção do espaço onde se desenrolam as relações cotidianas. Embora os lugares sejam percebidos na esfera do cotidiano, as relações que se estabelecem em seu interior são cada vez mais influenciadas por ocorrências dos mais variados pontos do planeta. Assim partindo do lugar, podemos ampliar a escala para analisar a organização do espaço da cidade, da região , do Estado, do território nacional, e mesmo mundial, selecionando as ações humanas que quisermos estudar.
Rio de Janeiro/RJ Paris
Natal/RN Mossoró
3.4 O TERRITÓRIO =>Outro elemento de análise utilizado pela geografia para interpretar a sociedade e suas relações é o território. Podemos falar em território nacional, território indígena, território de uma gangue de traficantes de drogas, território de ajuda de um grupo de ação humanitária, etc.em cada um deles, há relações de poder, de posse ou de domínio, e vigoram determinadas regras ou leis. Essas podem ser institucionais (criadas pelo Estado) ou reconhecidas informalmente pela sociedade (não escritas, mas todos as conhecem).
Território indígena
Território de gangue e favelas
3.5 A REGIÃO => A palavra região é utilizada em várias circunstâncias. Falamos em região industrial, região da laranja, região da seca, região do
...