Rosa Maria
Trabalho Escolar: Rosa Maria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tatyma • 26/10/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Antes de tudo vale lembrar que a história contada é rica de sentimentos e emoções demonstrada tanto pelo leitor como pelo ouvinte, é humanizada e afetiva devido a presença do narrador, além disso, aguça a curiosidade e a vontade de participar da história, incentivo assim o gosto pela leitura. Se a história é gravada, ela se torna se atrativos e até mesmo emoções das duas partes. Dificultando assim o interesse do ouvinte para se tornar um futuro leitor.
Mas para ser um bom contador é necessário algumas qualidades, vejamos a seguir alguns exemplos:
1 – Conhecer a história – Já que deverá passar segurança sobre o fato narrado. Além disso, pode utilizar o improviso, caso não esteja com o livro em mãos.
2 – Ser criativo – Quanto a criatividade deve-se abusar da mesma, mas sem exagero, utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão da criança. Deve se ter imaginação para até mesmo recriar uma história já contada. Ao utilizar da criatividade o contador pode perguntar ao ouvinte sobre o que ele acha que acontecerá logo após na história.
3 – Expressão corporal e facial – Deve-se gesticular e se expressar conforme se passa a história, sem exageros e gestos sem objetivos, já que isso pode acabar com a finalidade que a história tem por si própria.
4 – Interpretar a história – Deve-se entrar de cabeça na história, demonstrando assim os sentimentos de seus personagens e momentos felizes ou tristes, engraçados ou não, ocorridos nela.
5 – Entonação na voz – Já que a criança é acometida por surpresas, quando se entoa a voz a criança será levada a mais uma descoberta e se tornará mais curiosa quanto aos próximos acontecimentos
Como observamos nos exemplos acima um bom contador de histórias deve-se valer da simplicidade, da criatividade, do bom senso e é claro do gostar de contar histórias. Pois somente assim poderá ser capaz de fazer com que a criança adentre a esse mundo de fantasias e imaginação. E fará com que ela tenha curiosidade pela leitura e que no futuro seja um leitor assíduo. Vale lembrar que é necessário utilizar de todos esses requisitos em sala de aula, já que é nela que muitos iniciam sua trajetória leitora.
...