Roteamento de transporte
Seminário: Roteamento de transporte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pfernandes • 19/12/2013 • Seminário • 726 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Roteirização de Transportes
Definição: É o processo de definição de roteiros, ou itinerários. A roteirização é uma tarefa que surge no processo da distribuição física, envolvendo problemas de programação de viagens, sequenciamento de paradas e visitas.
Aplicações da Roteirização
Além da área privada, onde o uso da roteirização é nitidamente aplicável, no setor público, também existem várias aplicações:
- Planejamento de redes de transporte de carga e passageiros;
- Programação de veículos para execução de serviços públicos;
- Serviço de informação a usuários de transporte;
- Estudos de logística de atendimento aos cidadãos, como transporte escolar ou especial.
Problema de Roteirização
É a roteirização de veículos que minimizem o custo total de atendimento atendendo aos limitadores, tais como:
Capacidade de Transporte;
Ganho na Operação;
Tempo de Realização.
E que poderá ser determinado por:
Menor Distância;
Menor Tempo;
Capacidade do Veículo.
Porém, a roteirização, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais veículos. Este processamento se aplica tanto a rotas urbanas como rodoviárias e o resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), com a consequente ordem de atendimentos a serem realizados. Quando o horário para atendimento de determinado cliente é limitado, por exemplo, entre 8h e 12h, o problema é denominado de programação com janela de tempo.
O objetivo da otimização compreende a minimização da distância percorrida, do tempo despendido ou do custo de operação, considerando restrições, como horários de atendimento impostas pelos clientes ou restrições de circulação e estacionamento de veículos.
Do ponto de vista de modelagem matemática, este tipo problema é bastante complexo, não existindo algoritmos de solução rápida e exata que considerem todas estas variáveis. Desta forma, as soluções adotadas são algoritmos heurísticos (não otimizadores do ponto de vista matemático, mas que produzem soluções próximas de ótimas).
Aplicações
Considerando a roteirização no sentido mais restrito de determinação de caminhos, os algoritmos permitem subsídio para sistemas LBS, como buscar o ponto de serviço mais próximo, ou como chegar a este ponto. Também se aplica ao cálculo de custos de transporte, a fim de programar ou aferir despesas com combustíveis, tempos de viagem, despesas com pedágios ou mesmo a remuneração de frete.
Já no sentido de roteirização mais amplo, empresas e órgãos, privados ou públicos, enfrentam, no dia-a-dia, problemas que envolvem a alocação e programação de veículos para atendimento dos serviços, no que tange à montagem da carga de cada veículo, seu despacho e definição das respectivas sequências e horários programados.
Os diferentes problemas de programação de veículos podem ser classificados em três grupos, segundo a finalidade do serviço:
- Coletas e entregas de cargas;
- Transporte de passageiros;
- Prestação de serviços.
No transporte de passageiros, pode-se citar o transporte escolar, de pessoas com necessidades especiais, serviços de fretamento de ônibus para transporte de funcionários de empresas, sistemas de táxi, etc.
No
...