Rugby - O Trabalho de Pesquisa
Por: Eduardo Sousa • 19/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
Índice
Rugby 3
Historia 3
Origem 3
Rugby Footbal League 4
Evolução das regras 5
O campo 6
Material necessário 6
Bola 6
Vestuário 8
Regras e regulamentos 8
O jogo 8
Duração 9
Equipa de arbitragem 9
Penalidades 9
Punições 9
Gestos técnicos 10
Passe 10
Pontapé 10
Tackle/ placagem 11
Ruck 12
Maul 12
Scrum/ formação ordenada 13
Bibliografia 14
Rugby
O rugby é um desporto coletivo de contacto físico. Originário de Inglaterra foi criado como uma variação do futebol. Muita gente não gosta de rugby por pensarem que este é muito violento, no entanto o rugby tem imensas regras, o que o faz ser uma modalidade em que perdura o cavalheirismo e o desportivismo. Diz-se que o rugby é “ um desporto de brutos jogado por cavalheiros”, algo que é verdade uma vez que este carrega muitos ensinamentos de valores e respeito entre os companheiros, os adversários, a arbitragem e aos adeptos . Costuma-se dizer que o rugby possui 5 valores: a integridade, o respeito, a solidariedade, a paixão e a disciplina.
Historia
Origem
A origem deste desporto não é consensual. No entanto a historia mais difundida diz que o rugby surgiu, em 1823, de uma jogada irregular de um jogador de futebol académico na Rugby School, na cidade de mesmo nome. Segundo a lenda William Webb Ellis começou a correr com a bola na mão. A veracidade deste acontecimento é muito discutida. No entanto é verdade que o jogo rugby começou a ser praticado por volta dos anos 20 e em 1846 as primeira regras foram escritas, com o nome Rugby Association, sendo o diretor da Rugby School um dos principais apoiantes da formalização desta modalidade. A semelhança da escola de rugby também outras escolas desenvolveram diversas formas de jogar futebol, foi então necessário a criação de um entidade que tutelasse todas estas formas de jogar e que criasse regras comuns, a Football Association, criada em 1863. Devido a um desentendimento por causa destas regras o clube de futebol Blackheath, em 1871, saiu da Football Association criando a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do desporto no mundo.
A União Escocesa de Rugby (Scottish Rugby Union) foi formada, em 1873, seguida da União Irlandesa de Futebol Rugby (Irish Rugby Football Union), em 1879, e da União Gaulesa de Rugby (Welsh Rugby Union), em 1881. A criação das 4 entidades nacionais fez necessária a criação de um órgão internacional. Com isso, em 1886, nasceu o International Rugby Board (IRB), fundado por representantes da Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra recusou-se participar na sua fundação, e só aderiu à entidade em 1890.
Rugby Footbal League
Em 1895 surgiu a discussão sobre o pagamento aos jogadores. Até aqui era ilegal pagar o salario aos jogadores. Isto acontecia para porque, segundo a ideologia da época, pagar aos desvirtuaria os ideais do desporto e do amor pelo desporto. Por isso um grupo de equipas que defendia a remuneração retirou-se da Rugby Football Union, criando assim a Northern Rugby Union que mais tarde viria a tornar-se na Rugby League, que também dá nome a uma variante do desporto jogada com 13 jogadores.
Evolução das regras
Durante o passar dos anos as regras do rugby sofreram algumas alterações. Em 1892 foi adicionada a bola oval, até lá o desporto era praticado com uma bola esférica. Até 1846 o ensaio não valia pontos, ou seja, para pontuar era necessário converter o ensaio, isto é algo visível a partir do nome original inglês (Try- ensaio conversion- conversão). Outra adição importante foi o Penalty Goal em que a equipa tem hipótese de chutar aos pontes no local em que se deu a falta, adicionado em 1888. Alem disto o valor da pontuação variou como se pode observar na seguinte tabela:
[pic 6]
O campo
As partidas de rugby são disputadas num campo de relva, em formato retangular. Com comprimento de 144 metros e largura de 70 metros. É divido por diversas linhas, sendo as principais a central, que divide o campo em dois lados, e a linha dos 22 metros que é aquela onde o jogador toca com a bola no chão para fazer o ensaio. [pic 7]
No meio da linha de fundo das duas equipas há dois postes interligados por um terceiro, formando algo parecido a um H. Eles devem ter pelo menos 5,6 metros de altura e a barra de ligação estar a 6, 4 metros de altura em relação ao solo. É neste local que os jogadores tentam fazer a conversão dos ensaios.
Material necessário
Bola
A bola de rugby tem um formato oval, feita de 4 paineis cosidos, tendo ela dimensões entre 28 e 30 centímetros de comprimento e depois de cheia com a devida pressão deve fazer uma circunferência com perímetro entre os 58 e o 62 centímetros. Deve pesar entre 410-460 gramas.
Esta normalmente é feita de couro ou de algum tipo de material sintético que seja aprovado pela [pic 8]
Vestuário
É composto por uma camisola especifica para o Rugby chamada de “Shoulder Pad” que protege zonas mais sensíveis e propensas a contato como os ombros, bíceps, costas e abdómen
É também usada um boqueira feita silicone, para proteger os seus dentes dos impactos. Normalmente são apenas com proteção para os dentes superiores, de modo a que não atrapalhem na respiração.
Usam-se também chuteiras para ter aderência na corrida na relva.
Pode também ser usado o scrum cap, uma espécie de capacete almofadado que protege a cabeça e principalmente as orelhas dos impactos, áreas sensíveis que podem sofrer ferimentos sérios.
Não é permitido usar roupas manchada de sangue, no caso de um jogador estar ferido e as suas roupas com sangue, este deve sair do campo e trocar de roupa para que, quando este regressar o jogo ira continuar a decorrer dentro da normalidade.
...