Ruidos Em Ambientes Publicos
Exames: Ruidos Em Ambientes Publicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bgiotto • 4/10/2014 • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 383 Visualizações
Índice
1 - Introdução
Ruído é, por definição, um som indesejável. Ele varia em sua composição em termos de freqüência, intensidade e duração. Sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras.
Algumas pesquisas mostram que o ruído constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando sérios problemas como hipertensão arterial, gastrites, úlceras, impotência sexual, fadiga, dores de cabeça, distúrbios, além de outros. Os mais afetados com relação à poluição sonora são os moradores das grandes cidades onde o problema é bem desenvolvido e preocupante.
O limite de tolerância do homem a ruídos contínuos e intermitentes são estabelecidos pelas normas da NBR e legislação Federal e Estadual. Esses limites variam de acordo com o horário e local e são estabelecidos como uma forma de se obter uma melhor qualidade de vida da população em geral.
2 - Objetivo
Nesse trabalho pretende-se determinar o nível de ruído causado pela garagem da empresa de ônibus Expresso Valônia Ltda, localizada na rodovia BR 459 no bairro Nossa Senhora de Fátima da cidade de Itajubá-MG, para avaliar o incômodo proporcionado à comunidade local.
Para fins do estudo, o horário para a coleta dos valores sonoros foi escolhido segundo orientação dos próprios funcionários da empresa. As medições foram realizadas nos dias 26 de maio (quarta-feira) e 5 de junho (sábado) de 2004 entre os horários de 13:35 e 14:22.
A partir dos valores medidos, foram feitos calculos para a determinação dos níveis de intensidade sonora (fundo e fundo mais fonte) os quais estão discriminados abaixo.
3 - Instrumentação
Muitos instrumentos são utilizados para medição de ruído. No nosso trabalho foi utilizado o medidor de nível pressão sonora, conhecido como “decibelímetro”. Para muitos propósitos é necessário medir nível sonoro calculando a media durante um certo tempo para avaliar a exposição ao ruído. Medidores de nível de pressão sonora com integradores podem ser utilizado para este propósito.
Estes instrumentos dependem de um microfone que transforma ondas sonoras em sinais elétricos de forma que instrumentos eletrônicos podem ser empregados para medir algumas características dos sinais ou armazenar os sinais para posterior avaliação.
Os microfones são suscetíveis ao dano e a condição das baterias em um equipamento pode afetar a medição, é essencial que o equipamento seja conferido para assegurar periodicamente que esta operando como o especificado; calibradores acústicos então devem ser utilizados para este propósito.
4 - Metodologia
Para a realização das medidas através de um medidor de pressão sonora foi utilizada a escala A do aparelho, pois é a escala que representa o ouvido humano.
Conhecendo previamente os horários de maior movimentação dos ônibus (de segunda à sexta-feira por volta de 13:30 hr) medimos o ruído da fonte mais o fundo, e no mesmo horário porém num dia onde a movimentação de ônibus é reduzida (fins de semana) medimos o ruído apenas do fundo.
As medidas foram feitas em quatro pontos diferentes distantes um do outro de aproximadamente 3m e 1,5m afastado do muro da garagem (fonte). A altura do aparelho foi de aproximadamente 1,2m do solo.
Foram realizadas 10 medidas para cada ponto num intervalo de dez minuto, lidas de um em um minuto. Medimos também o valor do pico sonoro no minuto seguinte ajustando o aparelho para o modo ‘fast’ o qual nos fornece o maior valor registrado no intervalo estabelecido (um minuto).
Com os dados obtidos foi calculado os valores de NPS total (Nível de Pressão Sonora Total) dispostos na tabela abaixo.
5 - Equipamentos:
Para a realização deste experimento utilizou-se os seguintes equipamentos:
• Medidor de pressão sonora (Decibelímetro),
• Trena,
• Cronômetro.
6 - Legislação e Normas
O controle da poluição sonora é feito com base em normas e leis federais e estaduais que estão listadas a seguir:
• Legislação:
Resolução CONAMA 01/90
Resolução CONAMA02/90
Lei estadual 7302/78
Lei estadual 10100/90
• Normas:
EB/NBR 386
NBR 10151
NBR 10152
Níveis toleráveis de poluição sonora
Os índices de poluição sonora aceitáveis estão determinados de acordo com a zona e horário segundo as normas da ABNT (n.º 10.151). Conforme as zonas os níveis de decibéis máximos permitidos nos períodos diurnos e noturnos são os seguintes.
Área Período Decibéis (dB)
Zona de hospitais Diurno
Noturno 45
40
Zona residencial urbana Diurno
Noturno 55
50
Centro da cidade (negócios, comércio, administração). Diurno
Noturno 65
60
Área predominantemente industrial Diurno
Noturno 70
65
7 - Resultados
Tabela 1: Valores de ruído de fundo (db)
Ponto 1 Ponto 2 Ponto 3 Ponto 4
44,5 39,3 42,6 41,3
39,3 37,7 36 37,3
42,7 48,6 62,1 46,7
...