Ryan Bingham
Abstract: Ryan Bingham. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilausse • 16/9/2014 • Abstract • 487 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Sinopse do Filme:
Ryan Bingham é um executivo que viaja pelo mundo com a missão de desligar funcionários quando os próprios administradores não consegue executar essa delicada tarefa.
Ele passa sua vida dentro de vôos entre diversas regiões dos Estados Unidos, e por isso não estabelece uma residência fixa, nem mesmo uma família ou vínculo afetivo.
Em suas palestras, ele usa uma mochila como metáfora e aconselha as pessoas a se livrarem de tudo aquilo que pesa em suas costas.
Vê sua carreira ameaçada quando uma jovem recém formada é contratada e apresenta uma proposta de considerável redução de custos: desligamentos realizados através de vídeos, via internet.
Durante uma de suas viagens, ele conhece uma executiva que leva uma vida bem semelhante a sua, viajando muito. Eles estabelecem uma relação íntima, situação que o força a refletir sobre seus objetivos.
Algumas situações observadas:
I A maneira como o personagem se refere a nova colega , quando vê seu cargo “ameaçado”. Isso contraria o artigo 7, inciso I do Código de Ética do Administrador: “evitar fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras”
II A delicada tarefa de desligamento exige sensibilidade e respeito, e então verificamos que a empresa para a qual trabalha o protagonista fere o nosso Código, Preâmbulo, inciso II :“ O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis”
III Ainda contrariando o preâmbulo, que aborda o compromisso moral com o indivíduo, temos a situação em que uma funcionária, ao ser desligada, menciona a intenção de suicídio, e o protagonista ignora este sinal, acreditando que todas as pessoas dizem isso sempre.
IV O artigo 2º, Inciso VIII, determina que é vedado ao administrador afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem razão
fundamentada e sem notificação prévia ao cliente ou empregador. Observamos uma grave falta do protagonista ao abandonar sua palestra, quando, de repente reflete sobre seus objetivos pessoais.
V Também observamos que o personagem estava em uma clara zona de conforto e reagiu às mudanças pensando unicamente em benefício próprio, sem sequer avaliar aspectos pertinentes a organização.
Conclusão
Diferente dos primórdios da Administração, hoje a internet é um fenômeno que transmite e replica opiniões com uma velocidade incontrolável, o que acaba por influenciar e criar novos paradigmas sem uma avaliação, reflexão prévia cuidadosa por parte das pessoas que compôem as empresas.
Cria-se um novo conceito de “certo e errado” como nos casos recentes em que o povo resolve “fazer justiça com as próprias mãos”. Quem ainda não se pegou diante deste questionamento?
Mesmo entre profissionais de ciências humanas, a questão divide opiniões. São
...