Síntese Filme "A Guerra do Fogo"
Por: Karol Gomes • 30/8/2016 • Abstract • 374 Palavras (2 Páginas) • 2.412 Visualizações
O filme A Guerra do Fogo retrata o cotidiano de tribos nômades a cerca de 80.000 a.C anos atrás. Haviam tribos em diferentes níveis de evolução, a primeira tribo apresentada no filme possuía o fogo, a chave para a sobrevivência, que era utilizado para cozinhar os alimentos, espantar os animais selvagens, proteger-se do frio, iluminar os ambientes, e etc. Porém, não sabiam domina-lo, consideravam que era algo sobrenatural e misterioso, então o preservam acesso. Possuíam uma linguagem pouquíssimo desenvolvida, não muito diferente dos demais primatas, emitiam apenas gritos e grunhidos, e pareciam desconhecer as relações humanas de afeto.
Como o fogo era indispensável para garantir a sobrivência das tribos, era alvo de disputas sangrentas, em uma destas disputas com uma tribo de primatas menos evoluídos, a tribo inicialmente apresentada perdem a chama de fogo que mantinham acessa. Três membros desta tribo saem em busca da chama, com o objetivo de traze-la novamente para a posse de sua tribo. No caminho se deparam com grandes obstáculos como a fome, o frio, e a ameaça constante de animais selvagens.
Em meio a caminhada encontram uma tribo canibal que possuía fogo, uma oportunidade de recuperar a chama e voltar para seu grupo, a batalha foi inevitável, e os três saem vitoriosos. Duas vítimas presas dos canibais conseguem escapar durante o confronto.
Enquanto estão voltando com o fogo em mãos, percebem que umas das prisioneiras o seguem, pelo seu modo de andar, suas pinturas corporais e sua linguagem mais desenvolvida presume-se que ela pertence a uma tribo mais evoluída. Um dos três cria laços por essa mulher, e quando ela decide ir embora, ele resolve ir atrás e acaba chegando na tribo dela, onde descobre costumes, rituais e linguagem mais complexos, e grande habilidade na produção de ferramentas de caça, utensílios, como potes enfeitados com pintura, e cabanas de madeira revestidas com pele de animais. E principalmente o domínio do fogo, que não precisa ser conquistado, ele é feito através de uma técnica.
Os três são capturados por essa tribo, porém conseguem fugir levando a mulher. Durante esse tempo ela os ensina várias técnicas de sobrivivência, como a produção de fogo, por exemplo. E, sentimentos como a felicidade expressa por um sorriso são aprendidos gradativamente com a jovem.
...