SEGURANCA DO TRABALHO
Casos: SEGURANCA DO TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegorsr • 16/5/2014 • 427 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
O trabalhador incumbido de uma função que não foi orientado pode sofrer grave acidente.
Um trabalhador foi contratado por uma empresa para alinhar fio de um poste a outro. Para tal fim subia nos postes e com uma catraca puxava o fio de um poste para outro.
Durante a execução da obra, recebera ordem para substituir um colega que vinha faltado, a nova tarefa consistia em detonar uma rocha encontrada na escavação em que seria instalado o poste. No entanto o contratado não tinha preparo algum para realização desta atividade, pois não tinha sido contratado e nem treinado para tal função, e muito menos avisado sobre os riscos e o tipo de produto que iria manipular.
Como havia recebido a incumbência do trabalho, fora executá-lo. Sem nenhum treinamento, orientação, equipamento de proteção coletiva ou individual, sem nenhuma precaução com a saúde e integridade física do trabalhador.
1) Com o texto de introdução a tecnologia á segurança do trabalho responda as questões abaixo:A)Quais as medidas adotadas para evitar explosão?
Segundo o texto: "Naquela época ninguém estava muito preocupado com segurança. Nos primeiros anos, durante o processo de fabricação de pólvora uma fábrica inteira foi pelos ares. Dai é que surgiu a consciência de que era preciso investir na segurança das pessoas que iriam trabalhar nas fábricas. Atépor que, em caso contrário, ninguém ia querer trabalhar numa atividadeperigosa assim".Já no início do século XIX, a Du Pont começou a construir assuas fábricas pensando na questão da segurança. Por exemplo, o número de pessoas que podiam trabalhar num prédio onde era fabricada pólvora era limitado. Antes, também, ninguém se preocupava com o número de visitantes nas fábricas. A partir dai limitou-se drasticamente o número de visitantes. Se havia um grupo grande de pessoas para visitar uma fábrica, ou se parava a produção ou se limitava o número de pessoas.
•
A empresa decidiu ainda iniciar a construção de prédios especiais para suas fábricas. Prédios que, em caso de explosão, tivessem o menor dano possível.
•
O teto era desenhado para que, numa eventual explosão, apenas ele fosse afetado e as paredes não caíssem.
•
O segundo passo dado pela Du Pont foi definir quem seria responsável pela segurança dentro das fábricas.
•
O gerente passou a ser diretamente responsável na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e, cada supervisor, o responsável direto pela segurança daqueles que com ele trabalham.
•
Este princípio abrange todos os níveis, desde o presidente. Da companhia, passando pela gerência até o supervisor de primeira linha. Foi instituída a prática, no começo do século passado que a casa do gerente ficasse no interior da própria fábrica. Isso aumentou a responsabilidade.
...