TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Escolar: SEGURANÇA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

SEGURANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Atividade 2 - Nesta unidade iremos refletir sobre a Segurança do Trabalho, definida por um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas.

1.(V)Entre as competências do SESMT está a de determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, por parte do trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, de acordo com o que determina a NR-6, desde que a concentração, a intensidade ou a característica do agente assim o exijam.

Justificativa:

2.(F) (IADES-METRÔ/DF-2014-ADAPTADO) Nos estabelecimentos que atuam em atividades de grau de risco 3 e que possuam de 3.501 a 5.000 empregados, o número de técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, respectivamente, que devem compor o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT é igual a nove e três.

Justificativa: Pela Tabela 1 do Quadro II da NR-4 temos para o enquadramento acima a necessidade de 08 (oito) Técnicos de Segurança do Trabalho e de 02 (dois) Engenheiros de Segurança do Trabalho.

3. (V) (IADES-METRÔ/DF-2014-ADAPTADO) Acerca do processo eleitoral da CIPA, conforme a NR-5, é correto afirmar que a realização da eleição será em dia normal de trabalho, respeitando os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados.

Justificativa:

4.(V) (CESPE-FUB-2009) Cabe à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver.

Justificativa:

5.(V) No mapa de riscos os tipos de riscos ambientais são representados graficamente, através de círculos de cores e tamanhos proporcionalmente diferentes (grau de perigo), sobre planta ou esboço do local de trabalho. Um mapa de risco que contiver a simbologia abaixo representada pode indicar, por exemplo, que o meio ambiente de trabalho possui um risco de ruído elevado.

Justificativa:

6.(V) (NCE/UFRJ-ELETRONORTE-2006-ADAPTADO) Em uma empresa fictícia, os membros da CIPA ao iniciarem a elaboração do Mapa de Riscos, verificam que devem cumprir as etapas descritas abaixo para reunir todas as informações necessárias a fim de estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na empresa:

E-1: Identificar os indicadores de saúde.

E-2: Conhecer as medidas preventivas existentes e a eficácia.

E-3: Conhecer os levantamentos ambientais já realizados.

E-4: Identificar os riscos existentes em cada local de trabalho.

E-5: Elaborar o mapa de riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com