SEGURANÇA,HIGIENE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Artigo: SEGURANÇA,HIGIENE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paolla12 • 20/11/2014 • 2.865 Palavras (12 Páginas) • 450 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendemos mostrar como funciona a higiene, a segurança no trabalho e qualidade de vida no trabalho. Até meados do século XX, as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante à produtividade, mesmo que tal implicasse riscos de doenças ou mesmo a morte dos trabalhadores. Para tal contribuíam dois fatores, uma mentalidade em que o valor da vida humana era pouco mais que desprezível e uma total ausência por parte dos Estados e leis, que protegessem os trabalhadores. Foi na década de 50/60 que surgiu as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em atividades devidamente adequadas as suas capacidades.
A higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que pretende combater, de um ponto de vista não médicas, as doenças profissionais. Protegendo assim a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes ás tarefas do cargo ao ambiente físico onde são executados.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para a prevenção de acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas.
A qualidade de vida é definida como o nível de prazer na vida de uma pessoa. Em geral, ela é baseada em vários fatores. No mínimo, as necessidades básicas de uma pessoa devem ser atendidas para que elas tenham uma elevada qualidade de vida - elas devem estar saudáveis, ter o suficiente para comer e um lugar para morar. Uma vez que essas necessidades são atendidas, a qualidade de vida de uma pessoa é determinada pela sua própria personalidade, seus desejos e seu nível de realização pessoal. Uma pessoa com uma elevada qualidade de vida tende a se sentir como se todos os seus desejos e necessidades tivessem sido alcançados.
2 DESENVOLVIMENTO
• Higiene do Trabalho
Está relacionado as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem- estar das pessoas a Saúde física- higiene, o ar, temperatura, umidade. Deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos como: visão. Audição, tato, olfato e paladar. A Saúde mental- deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impacto emocional como o estresse.
PRINCIPAIS ITENS DO PROGRAMA DE HIGIENE DO TRABALHO:
1.Ambiente físico de trabalho, envolvendo:
• Iluminação- luminosidade adequada a cada tipo de atividade;
• Ventilação- remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como o afastamento de possíveis fumantes ou a utilização de mascaras;
• Temperatura- manutenção de níveis adequados de temperaturas;
• Ruídos- remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares.
2. Ambiente psicológico de trabalho, envolvendo:
• Relacionamentos humanos agradáveis;
• Tipo de gerencia democrático e participativo;
• Eliminação de possíveis fontes de estresse.
3.Aplicação de princípios de ergonomia, envolvendo:
• Maquinas e equipamentos adequados às características humanas;
• Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas;
• Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.
4. Saúde ocupacional está relacionada com a assistência medica preventiva. Uma forma de definir saúde, é a ausência de doenças. Um programa de saúde ocupacional requer as seguintes etapas:
• Estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhando doenças;
• Desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos;
• Desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção medica.
• Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional.
ESTRESSE NO TRABALHO
É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente. Existem duas fontes principais de estresse no trabalho: ambiental e pessoal. Além do trabalho, problemas pessoas, familiares, conjugais e legais ajudam a aumentar o estresse do funcionário.
• Como reduzir o estresse no trabalho:
Existem várias maneiras de aliviar o estresse, desde maior tempo de sono até alternativas diferentes como biofeedback e meditação. Albrecht sugere as seguintes medidas para reduzir o estresse:
1. Relações cooperativas, recompensadoras e agradáveis com os colegas.
2. Não tentar obter mais do que cada um pode fazer.
3. Relações construtivas e eficazes com o gerente
4. Compreender os problemas do chefe e ajuda- lo a compreender os seus
5. Negociar com o gerente metas realísticas para o seu trabalho. Esteja preparado para propor metas, apesar daquelas que lhe foram impostos.
6. Estude o futuro e aprenda como se defrontar com eventos possíveis
7. Encontre um tempo para desligar- se das preocupações e relaxar
8. Ande pelo escritório para manter sua mente tranquila e alerta
9. Verifique os ruídos em seu trabalho e busque meios para reduzi- los.
10. Saia do escritório algumas vezes para mudar de cena e esfriar a cabeça.
11. Reduza o tempo em que concentra sua atenção. Desligue rotina e papelório
12. Limite interrupções: programe períodos de isolamento e outros de reuniões.
13.
...