Higiene Medinina Do Trabalho
Artigos Científicos: Higiene Medinina Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catan • 22/6/2014 • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
Trabalho de higiene e medicina do trabalho III
O presente trabalho coletou uma série de informações referentes aos dispositivos de
Proteção usados por trabalhadores para se proteger contra acidentes durante realização das suas atividades de trabalhos. Todo o conteúdo constante nesse trabalho foi elaborado de maneira clara e didática para que possa ser usado como fonte de informação e conhecimento referente aos equipamentos de proteção individual e coletiva.
O conteúdo do trabalho foi dividido da seguinte forma: Parte I – Equipamentos de
Proteção Individual- EPI e Parte I – Equipamento de Proteção Coletiva- EPC. Essa forma de organização tem com objetivo facilitar a compreensão do tema por parte do leitor, tendo em vista que ainda nos dias atuais em diversas categorias profissionais o conhecimento sobre o uso e fornecimento dos equipamentos de segurança são pouco difundido isso ocorre muitas vezes por parte das empresas que tentam excluir os gastos dos seus orçamentos evitando investir em itens que envolvam a segurança dos seus funcionários, em outros casos muitos trabalhadores violam as normas de segurança e não se preocupam com o uso adequado dos equipamentos de proteção e cabam ficando expostos aos riscos de sofrerem algum tipo de acidente e comprometer sua integridade fisíca.
Definição:
suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho
Entende-se como Equipamento de Proteção Individual - EPI como sendo todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos
A Norma Regulamentadora - NR 6 em seu item 6.2 determina que os equipamentos de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderão ser postos à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
Obrigação da empresa referente ao uso de EPI pelos seus empregados:
De acordo com item 6.3 da NR 6 é estabelecido que a empresa tem por obrigação fornecer aos seus empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
para atender a situações de emergência.
Cabe também ao empregador, a seguinte obrigação:
adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso;
fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
fichas ou sistema eletrônico
registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros,
Obrigações do empregado referente ao uso do EPI:
A NR 6 no seu item 6.7.1 estabelece que cabe as seguintes responsabilidades do empregado quanto EPI. Onde é estabelecido que:
usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se pela guarda e conservação;
comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Tipos de EPI:
Atualmente são disponibilizados uma grande variedades de equipamentos de proteção individual, o uso de cada dispositivo esta condicionado a determinada à atividade de risco, ou seja, para cada atividade existe um um equipamento especifico. Alguns fabricantes disponibiliza equipamentos com mais de um dispositivo de proteção e que são chamados de equipamentos conjugados .
Segue abaixo uma relação dos principais Equipamentos de Proteção Individual regularizados pela Norma Regulamentadora , NR 6, do Ministério do Trabalho e Emprego:
Quadro 1: A - EPI PARA PROTEÇÃO DA CABEÇA A .1 - CAPACETE
Figura 1: Capacete usado para evitar impactos de objetos sobre o crânio.
Figura 2: Capacete usado para proteção contra choques elétricos.
Figura 3: Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos.
A.2 - CAPUZ OU BALANCA
Figura 4: Capuz para proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica.
Figura 5: Capuz para proteção do crânio, face e pescoço contra respingos de produtos químicos.
Figura: 6 Capuz para proteção do crânio e pescoço contra agentes abrasivos e escoriantes.
Quadro 2: B - EPI PARA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE B.1 - ÓCULOS
Figura 7: Óculos para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes.
Figura 8: Óculos para proteção dos olhos contra luminosidade intensa
Figura 9: Óculos para proteção dos olhos contra radiação ultravioleta.
Figura 10: Óculos para proteção dos olhos contra radiação infravermelha.
B.2 – PROTETOR FACIAL
Figura 1: Protetor facial para proteção da face contra impactos de partículas volantes.
Figura
...