SEIS SIGMAS
Artigos Científicos: SEIS SIGMAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abc2013 • 6/6/2014 • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 319 Visualizações
Atividade Colaborativa Aula Tema 7
CONCEITO SOBRE O PROCESSO SEIS SIGMA E SOBRE A FERRAMENTA DE
GESTÃO BSC
Seis Sigma, também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza. A Seis Sigma é definida como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.
Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado pela não aplicação do Seis Sigma.
Problemas
Um dos maiores problemas do Seis Sigma é o fato de que muitas organizações não têm compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização.
Os benefícios principais são:
Diminuição dos custos organizacionais.
Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços.
Acréscimo e retenção de clientes.
Eliminação de atividades que não agregam valor.
Mudança cultural benéfico.
O sucesso da implantação do Seis Sigma são:
Envolvimento e comprometimento da alta administração.
Habilidades de gerenciamento de projeto.
Priorização e seleção de projeto.
Revisões da documentação.
Foco no cliente.
Implantação
A implantação do Seis Sigma nas organizações tem o intuito de incrementar a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos envolvidos na produção, de uma forma estruturada, considerando todos os aspectos importantes para o negócio. Essa metodologia também prioriza o aumento da rentabilidade, pois concentra muitos esforços na redução dos custos da qualidade e no aperfeiçoamento da eficiência e da eficácia de todas as operações que atendem às necessidades dos clientes.
FERRAMENTA DE GESTÃO BSC
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Podem ser considerados como indicadores importantes: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.
Os benefícios decorrentes da implementação do BSC nas empresas, pode proporciona à gestão uma visão sistematizada do desempenho operacional, constitui um processo de avaliação e atualização da estratégia, facilita a comunicação dos objetivos estratégicos, focalizando os colaboradores na sua consecução. Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria continua, suporta a atribuição de incentivos em função do desempenho individual e da contribuição para os resultados do negócio.
O Balanced Scorecard ajuda a reduzir a quantidade de informação utilizada a um conjunto mínimo de indicadores vitais e críticos. Balanced Scorecard é mais do que um sistema de medidas táticas ou operacionais, empresas inovadoras estão utilizando o Scorecard como um sistema de gestão estratégica para controlar a estratégia a longo prazo, na era da informação.
As empresas constatam que Balanced Scorecard pode ser utilizado para:
Esclarecer e obter consenso em relação à estratégia.
Comunicar a estratégia a toda empresa.
Alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia.
Associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentais anuais.
Identificar e alinhar as iniciativas estratégicas.
Realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas.
O Balanced Scorecard se apresenta como uma medida bastante atual para a gestão estratégica por permitir integração com as atuais pratica de qualidade e mensuração
...