SINTENSI REFLEXIVA TRAÇAS DE BINTOU
Monografias: SINTENSI REFLEXIVA TRAÇAS DE BINTOU. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EGCC • 24/10/2013 • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Na elaboração da síntese reflexiva através da Produção Textual Interdisciplinar estaremos estabelecendo relações teóricas e metodológica entre o texto cientifica, “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o texto literário” As tranças de Bintou” apresentamos uma síntese reflexiva interdisciplinar, descrevemos atividades a nível de Educação infantil, tendo como base a história de bintou.
O percurso a ser trilhado neste trabalho habilitará a desenvolver e aplicar habilidades fundamentais para a docência numa perspectiva critica baseada no processo reflexivo e na compreensão do educador como sujeito ativo mediador no processo ensino-aprendizagem.
2 SÍNTESE REFLEXIVA
O texto “As Tranças de Bintou” proporciona novos saberes ao explanar a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências as quais lhes são proporcionadas e apresentadas de forma real e nas praticas sociais as quais vivem. Sua aprendizagem de conteúdos e conhecimentos são transmitidas por mediação com os educadores.
Na atualidade, a concepção de educação infantil, sua maneira de partilhar novas saberes e a forma de atendimento as crianças vem sofrendo mudanças bastante significativas. Mudamos de uma concepção da criança tradicional que era tratada como adulto em miniatura para uma criança como ser social e histórico, que tem identidade própria, necessidades, formação e que se desenvolve para torna-se um cidadão cumpridor de seus direitos e deveres para uma sociedade mais social e justa.
O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” engloba diferentes aprendizagens por intermédio de enriquecermos diversas variedades de conexões e relacionarmos com os estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações para a formação da criança.
Aprendizagem é a maneira pela qual se tem uma mudança de comportamento, obtida através de experiências construídas por vários fatores, como por exemplo, o emocional, o neurológico, os relacionamentos e o ambiente em que se está inserido, e o professor é essencial neste processo de aprendizagem dos alunos.
A disciplina de ensino das artes desenvolve sentimentos que expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados e etc.
Já a música transmite a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio. A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes visuais e a musica.
È por intermédio da comunicação e expressão artística que são proporcionados o amadurecimento do raciocínio lógico-matematica, a linguagem oral e escrita, as ciências naturais e o fazer musical, com satisfação e eficácia.
O ensino das artes em união com a musica é um recurso e ferramenta muito poderoso o qual deve ser utilizado pelos educadores ao trabalhar com interdisciplinaridade, favorecendo com que as crianças construam e adquiram novos conceitos e saberes em sua formação em educação infantil.
Em relação ao ensino da natureza e sociedade, por sermos seres que vivem em sociedade, a educação deve possibilitar um processo de socialização com mundo ao nosso redor, pois é através do conhecimento histórico, desde seu nascimento, todos os seres humanos, quando criança, recebem influencias, estímulos e socializa-se no ambiente familiar. Nesta primeira fase de seu aprendizado é que se inicia sua jornada para o desenvolvimento de novos contextos sociais.
Essa disciplina em seu eixo temático proporciona a discussão da importância na construção de valores, habilidades, atitudes na infância com as quais estão relacionadas à conservação, cuidado e convívio com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. São apresentados para as crianças saberes relacionados ao ambiente, o mundo, a natureza, e como as crianças podem contribuir para a preservação da natureza e sociedade.
O ensino da língua e oralidade salienta que as crianças são seres sociais, e nesta concepção, elas passam por processos de desenvolvimentos, de observações e reflexões até perceberem que o caminho para o aprendizado se da por meio do letramento, alfabetização e aprendizagem social e didática.
...