Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"
Casos: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: terezinha1 • 23/9/2013 • 5.485 Palavras (22 Páginas) • 380 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA 5° SEMESTRE
TEREZINHA MARIA ANASTÁCIO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”
Araranguá
2013
TEREZINHA MARIA ANASTÁCIO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 5° Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.
Ensino da matemática na educação Infantil,Ensino e alfabetização II, Ensino da natureza e sociedade, Ensino das artes e da música,Fundamentos da Gestão Educacionais.
Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helenara Sampaio, Vilse Vidotte Costa.
Semestre; 5°
Pasta 909179
Araranguá
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes.
Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena.
No texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, segundo parágrafo fala que: “ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para o seu desenvolvimento.
No final da síntese é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização ll, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada nos dois assuntos acima descritos.
SÍNTESE REFLEXIVA
Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos: as meninas brasileiras podem usar tranças, mas nas terras onde Bintou mora, ela precisa ter uma certa idade para fazer o penteado que tanto sonha. No continente africano também existem muitos rituais que têm o cabelo como referência. No caso da história na cerimônia de batismo, o cabelo da criancinha é raspado. A figura das pessoas mais velhas como portadores de sabedoria também é destacada. É a avó de Bintou que decide sobre o seu penteado e ainda não chegou o momento de ela usar tranças. E mesmo tendo sido prometido, sua avó lhe dá de presente o sonho que sonhou de enfeites coloridos.
A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais importante. Nota-se o respeito e orgulho pelas tradições. O valor moral é muito valorizado quando a menina corajosa consegue ajuda para salvar os meninos no mar. Podemos observar também valor nas crenças e acima de tudo na beleza interior e não só na vaidade fazendo valer que o mundo foi feito para todos e não apenas para alguns.
Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. De acordo com o texto, à medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.
Partimos da compreensão que a tais experiências são carregadas de mensagens e significações, nesse sentido podemos dizer que ela é um dos veículos centrais na transmissão das ideologias, cria uma imagem de algo, ao mesmo passo é produto social e histórico. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde sejam valorizadas as trocas e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um dos envolvidos. Tanto o raciocínio quantificador quanto o numérico dependem da inteligência lógico-matemática identificada por Gardner.
A música pode fortalecer a compreensão científica de várias formas. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. As letras podem utilizar idéias reais ou metáforas para
...