SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
Artigo: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaoessene • 24/9/2014 • 469 Palavras (2 Páginas) • 517 Visualizações
ntrodução
O trabalho que aqui seráapresentado foi elaborado para que se possa ter uma melhor compreenção do processo educativo de nossa sociedade, este trabalho tem como principal objetivo o aprofundamento e a avaliação mais crítica doque realmente significa educar.
E os pontos principais abordados aqui são o papel da escola e do professor na vida do aluno, a exposição dos tipos de professores existentes na atualidade, tendo emvista que estes são: professores que utilizam o método tradicional de ensinar e professores que utilizam o método histórico crítico. E a avaliação dos efeitos causados nos alunos perante uma educaçãotradicional e perante uma educação crítica. E por fim também será exposto aqui o porque das mudanças em nossa sociedade e o porque do seu desenvolvimento.
Educar, aprender e aprender a educar.A escola e o professor tem um papel de suma importância na vida dos indivíduos. Pode-se notar que a escola e o professor veem sendo levantados, renovados, discutidos e aprimorados a muito tempo.
Inicialmente, tomemos conhecimento da etimologia da palavra pedagogia que vem de paidós (criança) e agodé (condução), assim paidagogos era o escravo responsável por conduzir a criança até o conhecimento – a escola. Os primeiros estudos acerca da pedagogia questionaram “como e o que é melhor ensinar?”, considerando que o homem passa a ser visto como um agente de transformação, livre para pensar, assim como a reflexão e o pensamento crítico passam a embasar os estudos inerentes à educação.
No que tange a tradição grega, temos quatro tipos de educação, a saber: homérica que prezava a família, a moral e cívica e a formação cortês do nobre; espartana que visava formar soldados e cidadãos leais; ateniense que considerava importante a família, o Estado, a escola e, sobretudo, a formação intelectual; e por fim a helenística que defendia a universalização da cultura, os aspectos intelectuais e a memorização.
Os principais educadores gregos foram Sócrates, considerado o grande educador da história, Platão e Aristóteles. O primeiro, respectivamente, era um filósofo ateniense que reunia as pessoas em praça pública informalmente. Já o segundo, Platão, foi discípulo de Sócrates e propôs uma reflexão pedagógica vinculada à política, ocupando-se de temas como ética, metafísica, Teoria do Conhecimento e Política. Este filósofo ministrava suas aulas em ginásios, chamados de Academia. Por último, Aristóteles, discípulo de Platão, ministrava suas aulas no Liceu e tinha uma teoria pedagógica mais voltada para a realidade, o devir e as causas, ao contrário de seu mestre que era muito idealista.
É necessário compreender os primeiros estudos referentes às práticas educativas para então refletir sobre as práticas atuais. “A história [da Pedagogia e da Educação] não é portanto um simples olhar deitado sobre o passado; pode ser uma das ferramentas poderosas da compreensão do presente e pertence deste modo de direito à família das ciências da educação.” (MIALARET, Gaston, As ciências da educação, Lisboa, Moraes Editores, 1976)
...