SISTEMA ENERGÉTICO PRINCIPAL
Por: RodrigoMangabeir • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 501 Palavras (3 Páginas) • 551 Visualizações
Com o estudo das Unidades 1 e 2, você pôde compreender que a Bioenergética (bio = vida; energética = referente à energia) diz respeito à energia que utilizamos para a realização de diversas atividades, sendo essencial para a manutenção de nossas vidas, por desempenhar funções básicas. Estas funções demandam energia, como, por exemplo, os constantes processos metabólicos e fisiológicos que ocorrem no nosso organismo. Dessa forma, é muito importante que você conheça as principais características de cada sistema energético.
Diante do exposto, preencha o quadro a seguir, elaborando um comparativo com as principais características dos sistemas mencionados:
SISTEMA ENERGÉTICO PRINCIPAL (IS) SUBSTRATO (S) UTILIZADO (S) UTILIZA O2 ? PRODUZ ÁCIDO LÁTICO? INTENSIDADE E DURAÇÃO DO EXERCÍCIO (ALTA, MODERADA, BAIXA) ATIVIDADES FÍSICAS QUE UTILIZAM O SISTEMA ENERGÉTICO E TEMPO DE DURAÇÃO DO SISTEMA
Sistema anaeróbio
alático Fosfocreatina
(PCr ou CP)
Não
Não
Alta Intensidade e
Curta Duração - Prova de 100m
- Salto
- Cortada no vôlei
Duração de 10s
Sistema glicolítico
Glicose
Não
Sim
Intensidade e Duração Moderada - Corrida de 400M
- Natação 100m livre
Duração entre 30s e 2min
Sistema
oxidativo Glicose
Ácidos Graxos
Aminoácidos
Sim
Não
Intensidade Moderada e Longa Duração - Maratona
- Corrida de Fundo
- Provas de longa duração
Duração a partir de 3min.
Logo após o preenchimento desse quadro, faça um resumo sobre a importância do conhecimento da Bioenergética aplicada ao exercício, relatando como esse assunto pode ser utilizado em seu cotidiano profissional e, também, qual o papel da nutrição para os exercícios físicos.
Para conhecer o comportamento do metabolismo energético e a integração deste com outros aspectos peculiares ao treinamento, é necessário recorrer ao estudo da Bionergética. Sendo ela, uma fonte de trabalho fundamental para a atuação dos estudantes e profissionais da área de Educação Física, onde devem estar cada vez mais munidos destes conhecimentos a fim de estarem capacitados para seu exercício profissional. Somente através dessas informações, será possível ao portador compreender melhor os resultados de seus atletas, ou mesmo dos praticantes que estão sob sua supervisão.
Para um melhor embasamento da descrição do conteúdo estudado, vou utilizar como exemplo
...