Salário é um fator motivacinal?
Por: Steffane Alves • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Salário é um fator motivacional?
Salário como fator motivacional é um tema amplo e complexo. O salário funciona como um fator de agregação, uma maneira de atingir objetivos e realizações sócio- econômicas, e não pode ser considerado isoladamente, mas sim como uma ponte para a satisfação das necessidades inerentes ao individuo sejam elas sociais, politicas, econômicas ou de status.
Antes de tudo o colaborador busca atingir a satisfação pelo elogio, pela superação, pelo pleno desenvolvimento de suas competências. O que motiva e impulsiona é o reconhecimento pessoal e profissional, a avaliação justa, a conquista de novos patamares dentro da organização, o que com certeza trariam melhores planos de carreira, gratificações e bônus extras, não necessariamente em espécie, mas em prêmios materiais, viagens e lazer.
O que motiva o colaborador é a justa avaliação do seu desempenho, é a politica empresarial de ascensão profissional, é o poder de avaliar e ser avaliado que passa a fazer parte de sua trajetória e antes de tudo poder manifestar todo o potencial, e isto, ser notado e elogiado pela hierarquia da empresa.
O salário é um coadjuvante e não se destaca no papel principal, é como se fosse um figurante que necessita de uma gama muito grande de situações para compor um cenário. É a recompensa justa por todo um processo que ocorre desde o ingresso de um profissional dentro da empresa, até sua longa escalada em direção a promoções e reconhecimentos.
Mas é extremamente importante que esta remuneração esteja a altura do profissionalismo que o colaborador manifesta na organização em que atua, pois se for inferior pode funcionar como um fator de desmotivação. O salário aparece como pano de fundo na vida social dos profissionais, pois é ele que promove as aquisições, a educação, o lazer e a ascensão social, eleva o padrão de vida e faz com que a autoestima atinja parâmetros mais elevados, o profissional bem remunerado é sinônimo de sucesso em meio à sociedade em que vive e tem maior poder de decisão.
O dinheiro recebido em troca do trabalho é uma troca fria, não promove a interação do profissional com os objetivos empresariais, com a busca do crescimento profissional, enfim, não o transforma em um ser especial dentro do universo organizacional, mas é indispensável que o gestor avalie a capacidade de superação e conquista de cada um e através desta avaliação torne a remuneração compatível com a competência desenvolvida pelo colaborador, ou seja, mesmo em segundo plano o salário é uma conquista advinda dos verdadeiros fatores motivacionais.
Atualmente o salário vem conquistando um espaço cada vez maior, pois se torna uma necessidade inerente a conquistas pessoais, de educação, conforto e saúde, o profissional busca uma remuneração que satisfaça um padrão de vida digno e elevado.
Na realidade salário é um instrumento utilizado para contratar ou reter uma pessoa, pois se sabe que mesmo com um excelente salário, depois de algum tempo a pessoa o incorpora ao seu orçamento e o internaliza como algo normal. Afinal a realização de uma ação depende única e exclusivamente de uma pessoa. Por isso é importante que os gestores reconheçam cada membro de sua equipe como único e distinto, respeitando-o e procurando entender seus valores, expectativas e ambições,
...