Salto Vertical - Voley
Artigo: Salto Vertical - Voley. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 160808 • 7/4/2014 • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
SALTO VERTICAL
O salto nada mais é, do que a projessao da massa corporal para cima e para frente, gerando assim periodo de tempo suspenso no espaço.
Para o autor Fraccaroli (1981) existem dois tipos de salto o vertical, quando o corpo é direcionado apenas para cima e o obliquo, quando o corpo é dirigido para a vertical e horizontal, e ambos podem ser executado parado ou em movimento.
O autor ressalta que no salto existem quatro fases de execução:
Primeira fase é a preparação
Segunda fase é a impulsão
Terceira fase é a suspensão
Quarta fase é a queda.
Martin e Stull (2003) afirmam que para realizar um ótimo salto a flexão da articulação dos joelhos deve ser de aproximadamente 115°, pés afastados por volta de 5 a 10 polegadas e em ântero-posterior, separados por 5 polegadas.
Para uma boa movimentação de salto parado o individuo nas quatro fases devem seguir alguns padroes para que possa executar corretamente os movimentes e atingir com exito os objetivos.
O salto vertical exige uma grande potência nos músculos dos membros inferiores, envolvendo a cintura pélvica, quadril, joelhos, tornozelos e antepés. (ZORZETTO, 2003)
A preparação do salto parado o individuo deverá fazer uma pequena flexão de joelhos a fim de preparar a musculatura extensora que agirá na segunda fase, o tronco realiza uma flexao a frente, para trazer mais para baixo o centro de gravidade facilitando o equilibrio, nessa hora os membros superiores sao levados para trás. Ja na segunda fase de impulsao havera uma extensão brusca dos membros inferiores com elevaçao dos membros superiores a frente e acima. Terceira fase membros totalmente extendidos com membros superiores no prolongamento do corpo, no momento aereo da execução, na queda há uma nova extensao, porem no contato com o solo, há uma flexao de tornozelo e do tronco que vem para frente com os membros superiores sendo levados novamente para tras. (Fraccaroli 1981)
Para (BROWN e JOSEPH, 2003) O salto pode ser executado de varias maneiras, dependendo de qual objetivo tem o avaliador e o avaliado, mas suas principais formas são: com agachamento e com o salto na sequência e o salto contra o movimento, que significa que o individuo que esta na posição fundamental (em pé), flexionando os joelhos e após uma pausa ele os estende e salta o mais rápido e alto. Os membros superiores do individuo devem ficar estendidos e a frente do corpo no momento em que os joelhos se flexionam e acima da cabeça no momento da extensão dos mesmos e durante a fase aérea do salto.
Descrição de movimentação do Salto de acordo com Gallahue e Ozmun (2001)
Segundo Gallahue e Ozmun (2001) o salto vertical é dividido em três estágios:
A. Estágio inicial
1. Agachamento preparatório inconsistente
2. Dificuldade de impulsionar com ambos os pés
3. Extensão insuficiente do corpo ao impulsionar
4. Elevação da cabeça pequena ou ausente
5. Braços não coordenados com o tronco e a ação da perna
6. Baixa altura alcançada
B. Estágio elementar
1. Flexão de joelhos excede ângulo de 90 graus no agachamento preparatório
2. Inclinação para a frente exagerada durante o agachamento
3. Impulso com os dois pés
4. Corpo não se estende totalmente durante fase aérea
5. Braços tentam auxiliar o voo e equilíbrio, mas, em geral, não igualmente
6. Deslocamento horizontal notável no pouso
C. Estágio maduro
1. Agachamento preparatório com flexão de joelhos entre 60 e 90 graus
2. Extensão firme dos quadris, joelhos e tornozelos
3. Elevação dos braços coordenada e simultânea
4. Inclinação da cabeça para cima com os olhos focalizados no alvo
...