Sandro
Ensaio: Sandro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrofilho • 17/4/2013 • Ensaio • 690 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
Questão 1:
Os textos podem ser classificados em literários e não-literários. Nos textos literários, predomina a linguagem conotativa, já nos não-literários, a linguagem predominante é a denotativa. Há algumas características que diferenciam o texto literário do não-literário, quais sejam:
Texto literário:
a) plurissignificativo e, portanto, aberto a várias interpretações;
b) tem uma intenção estética, procurando provocar a surpresa e o prazer. (...)
c) apresenta o compromisso com a verdade da mensagem em um plano secundário.
Texto não-literário
a) evita a ambiguidade, procurando a objetividade;
b) tem uma intenção utilitária;
c) estabelece como relevante a verdade da informação;
Classifique os textos abaixo em literários ou não-literários, em seguida, faça uma análise, tendo como base as características apresentadas acima.
Obs. Cada análise deve estar embasada nas características. Você deve justificar cada uma delas presentes no texto. Utilize materiais externos para fundamentar suas justificativas. (3,0 pontos)
Texto 1
Disponível em: <http://dukechargista.com.br/> data de acesso: 16/07/2012.
Tipo de texto:
Análises de cada característica no texto
a)
b)
c)
Texto 2
Como garimpar oportunidades
Gustavo Cerbasi
Que atire a primeira pedra quem nunca se frustrou ao buscar uma dica de investimentos aparentemente quente e, tempos depois, percebeu que fez uma péssima escolha.
Será que especialistas e imprensa especializada tentam ludibriar os menos experientes? Ou será que bons investimentos simplesmente deixam de ser bons quando pessoas comuns passam a optar por eles?
Aposte nessa segunda reflexão. Um bom investimento hoje provavelmente deixará de ser bom em um prazo não muito longo. Isso não é profecia, mas sim pura lógica econômica.
Os melhores investimentos provavelmente serão as maiores causas de frustrações para desavisados, simplesmente porque oportunidades têm prazo de validade.
Ganho fácil é aquilo que chamamos de oportunidade, pois é improvável que, sendo fácil, dure muito tempo.
Afinal, quanto maior a facilidade de ganhos que uma oportunidade traz, mais evidente ela é para empreendedores e investidores, e mais rapidamente atrairá interessados em aproveitá-la.
Quando muitas pessoas disputam uma oportunidade, ela se torna escassa e encarece, deixando de ser uma oportunidade. Em outras palavras, mostre-me um caminho fácil para ganhar dinheiro que eu consigo torná-lo difícil.
Essa é uma reflexão essencial para quem lida com escolhas de investimentos e negócios.
Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gustavocerbasi/1120651-como-garimpar-oportunidades.shtml> Data de acesso: 16/07/2012.
Tipo de texto:
Análises de cada característica no texto
a)
b)
c)
Texto 3
Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
...