Saraiva, a história.
Por: Milton Almeida Lucio • 23/8/2015 • Artigo • 677 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Resumo
A Saraiva é a maior cadeia de livrarias do país em termos de faturamento e área de vendas. Além de livros, a Livraria Saraiva também vende CDs, DVDs, games, brinquedos, artigos de papelaria, multimídia, linhas de hardware, telefones, acessórios para telefonia, locação de filmes, entre outros. Em dezembro de 1998 a Livraria Saraiva iniciou as operações via Internet através do site saraiva.com.br que fornece uma vasta gama de produtos e até parcerias para venda de produtos não comercializados pela Saraiva, conhecidos como produtos Market place. Contudo, esta grande empresa percorreu um longo caminho para chegar até como a conhecemos hoje. Veremos como tudo começou, como Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva deu início ao seu empreendimento.
SUMÁRIO
Introdução
Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva
Considerações Finais
Bibliografia
Introdução
Um breve resumo da vida de Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, homem que com humildade e determinação fez com que muitos estudantes pudessem concluir seus cursos tendo a oportunidade de chegarem a pesadores através dos livros
Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva
Em 1892 o Senhor Joaquim desembarcou no Porto de Santos vindo de Portugal em busca de uma vida melhor, passou por Santos, Rio de Janeiro mas fixou residência em São Paulo se dedicando a sua paixão os livros.
Em 1914 fundou no Largo do Ouvidor em São Paulo, uma pequena livraria destinada ao comércio de livros jurídicos usados, muito próxima à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Com a boa localização e a inovadora estratégia de parcelar a compra de livro para estudantes e professores inédita na época a livraria Saraiva deu seu primeiro solavanco passando de pai pra filho hoje com Jorge Saraiva Neto preside império de 116 filiais espalhadas por todo o Brasil.
O Senhor Joaquim sempre foi apaixonado por livros jurídicos, e era comum ele oferecer crédito sem juros e prazo de pagamento indeterminado (coisa que foi uma inovação na época) para os estudantes de Direito, além de dar conselhos e ensinamentos até para professores, era um amigo para todas as horas. Com isso os estudantes nomearam-no “Conselheiro” Saraiva, título que ele recebeu com muito orgulho e gratidão.
Em 1917, Joaquim editou o primeiro livro, Casamento Civil, de Aniceto Corrêa, inaugurando a fase editorial da Saraiva, que foi evoluindo até o sistema que é hoje com o projeto Publique-se! Criado em 2013.
Em 30 de outubro de 1929 chegou de uma viagem de Portugal e foi recebido na estação da Luz por estudantes e ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o evento ficou conhecido como um reconhecimento ao seu bom trabalho.
No ano de 1934 a editora estende suas atividades comerciais, começa a editar também livros didáticos, literatura geral e ciências, e ao também amplia suas atividades editoriais no campo jurídico, tornando-se a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil.
...