TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Mental

Trabalho Escolar: Saude Mental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

Muitos são os transtornos mentais cujas consequências são importantes no âmbito do Direito. No campo Específico da Psicologia Jurídica, é possibilitada a compreensão de fenômenos que interessam diretamente ao Direito civil, Direito Penal, Processo Penal e etc. O DSM-IV, que seria a abreviatura de Manual de Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais do qual observaremos alguns quadros psicopatológicos, tem o intuito de oferecer uma padronização diagnóstica útil e prática. A Necessidade de uma classificação das Doenças Mentais acompanhou a história da Psicologia e Medicina, tendo como um dos maiores transtornos a falta de consenso, que se renovam ao longo do tempo.

Transtorno de Controle de Impulsos

A característica essencial dos transtornos de Controle dos Impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou tentação de executar, sendo exemplos de transtorno de Controle dos Impulsos a Cleptomania, Piromania, Transtorno Explosivo Intermitente, Jogo Patológico, Tricotilomania e transtornos sem especificações.

A hipocondria

A hipocondria é o medo excessivo de estar doente ou de vir a ficar, onde a pessoa busca incansavelmente exames e mais exames que provem que ela não tem absolutamente nenhuma doença. Seu tratamento é um pouco complicado, pois é feito na área da psicologia e psiquiatria e a maioria das pessoas que sofrem desse mal não reconhecem e não buscam nenhuma ajuda médica e consideram ser um comportamento normal, que é preciso cuidar da saúde. As pessoas não têm ideia da gravidade desse distúrbio, que, para se ter uma ideia, se desenvolve até em médicos. As formas de tratamento existem, mas variam de paciente para paciente, se está se comprometendo seu estado emocional, social ou psicológico e estes precisam de insistência para, gradualmente, vencer o distúrbio. Uma das causas é a perda de parentes, amigos ou pessoas próximas por algum tipo de doença e essa perda gera medo de ter a mesma doença ou, por tristeza, a pessoa procura motivos para querer uma doença (Fernandes, 2001). Há o caso da pessoa, simplesmente, sentir uma dor qualquer que já procura rapidamente um médico, como por exemplo, uma dor no peito e a pessoa pensar que possa ter um infarto ou uma sede que pode ser ligada a diabete, perdas de memória relacionadas ao mal de Alzheimer (Rosostolato, 2013). Um dos riscos do hipocondríaco é a automedicação, que é decorrente da sua insegurança na palavra dos médicos, levando-o a se submeter, às vezes, à tomar qualquer remédio na tentativa de curar a doença que acha ter (Bombana, 2011).O problema de tratar dos pacientes com hipocondria é que não reconhecem que precisam de ajuda. As causas são várias e a solução é o tratamento psicológico ou, em outros casos, o tratamento psiquiátrico. A hipocondria tem relação com transtornos como o de ansiedade, de pânico, obsessivo-compulsivo. Ao longo dos anos a hipocondria começou a fazer parte dos estudos psicopatológicos e que no DSM (Manual de Diagnósticos de Transtornos Mentais) ela faz parte dos Transtornos Somatofórmicos.

Na questão do tratamento, depende do grau de comprometimento da doença, sendo ele emocional, social ou psicológico no funcionamento da pessoa e se a pessoa vive em função da doença que entende ter. Ela afirma também que deve ser feito um trabalho interdisciplinar de um psiquiatra e um psicólogo para entender o porquê da pessoa ter pensamentos que está doente, fazendo com que ela entenda que suas conclusões da doença são equivocadas. Um dos sintomas pode ser traumas de infância, que ficam no subconsciente da pessoa e mais tarde, na sua vida adulta, ela pode desenvolver a hipocondria.

Os medicamentos, além do acompanhamento psicológico e psiquiátrico, também tem papel importante no tratamento, pois ajudam na questão da ansiedade,.

4 a 6% dos profissionais da saúde tem diagnóstico de hipocondria eestá mais presentes em mulheres do que em homens. A faixa etária dos pacientes depende, porque muitas pessoas que sofrem desse distúrbio não procuram ajuda médica, segundo a psicóloga.

Quais as principais causas da hipocondria?

“Por muito tempo, foi uma doença considerada exclusivamente psiquiátrica. Ao longo dos anos e de pesquisas realizadas, a hipocondria já faz parte dos estudos da área psicopatológica, neurológica e biológica. A hipocondria é uma preocupação ou medo de desenvolver algum tipo de enfermidade devido a uma má interpretação de sintomas ou funções do corpo, os quais o indivíduo tem medo de estar sofrendo de uma doença grave. Apesar de consultarem médicos e terem a certeza de que estas doenças não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com