TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Condição Fisica

Trabalho Universitário: Saúde E Condição Fisica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e a pedido da professor Vítor Silva, um trabalho de caráter obrigatório exposto aos alunos que frequentam o 12º ano.

Primeiramente, comecei por recolher alguma informação que considerei importante para o tema, e acima de tudo interessante. Após a recolha, seleção e análise acabei por redigir o trabalho a seguir apresentado.

Este trabalho apresenta uma pequena introdução ao conceito de “Saúde”, mas também uma pequena reflexão à cerca da definição da mesma. Posteriormente acabei por abordar o tema “Condição Física”, talvez de uma forma um pouco mais exaustiva, decorrente do facto de estar intimamente relacionado com a “Saúde”.

Espero que este trabalho seja apelativo e informativo, e espero assim explicar e tratar do melhor modo possível estes dois temas.

Saúde

Quando a Organização Mundial de Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, houve uma preocupação crescente em traçar uma definição positiva de saúde. Que viria a incluir fatores como a alimentação, a atividade física, o acesso ao sistema de saúde...

A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde.

Trata-se de uma definição irreal porque, aludindo ao “perfeito bem estar”, coloca uma utopia. O que é o “perfeito bem estar?” É por acaso possível caraterizar-se a “perfeição”?

Sigmund Freud (1908 e 1930), em mais do que uma oportunidade, procurou mostrar como a perfeita felicidade de um indivíduo dentro de uma civilização constitui algo impossível. Para ele, a civilização passou a existir quando os homens fizeram um pacto entre si, pelo qual trocaram uma parcela da sua liberdade pulsional por um pouco de segurança. Desta forma, a própria organização social e a condição mesma da existência do homem em grupos baseiam-se numa renúncia que, ainda que assegure ao indivíduo certos benefícios, gera um constante sentimento de “mal-estar”. Desta condição não se pode fugir, donde resulta que entre o indivíduo e a civilização haverá sempre uma zona de tensão. Pode-se, inclusivamente, situar o mal-estar num momento anterior ao da constituição dessa “civilização” de que fala Freud. Afinal, o homem construiu-a exatamente para poder escapar ao incómodo da insegurança em que vivia, decorrente da sua exposição a um estado não exatamente sem leis, mas ditado pela lei do mais forte, que não deixa de ser uma espécie de lei, ainda que selvagem e injusta.

Evolução da Definição de Saúde

Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como a simples “ausência de doença”. Em 1981, Leon Kass mencionou que o bem-estar mental deveria também fazer parte do campo da saúde; a sua definição de saúde consistiu em: "o bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma atividade do organismo vivo de acordo com as suas excelências específicas". Lennart Nordenfelt definiu em 2001 a saúde como um “estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias”.

As definições acima têm os seus méritos, mas provavelmente a segunda definição mais citada também é a da OMS, mais especificamente do Escritório Regional Europeu: “A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo”.

Bem-Estar Físico

Advém do respeito e cuidado pelo nosso corpo, realizando escolhas saudáveis e positivas no que respeita a uma enorme variedade de questões. Incluindo a nutrição, a atividade física, o sono etc.

De que forma é importante a nutrição para o bom funcionamento do nosso organismo e consequente bem-estar físico?

São os alimentos que fornecem todas as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.

A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.

Dependendo da alimentação, o sangue ficará mais "limpo", vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina, disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento"

De que forma é importante a atividade física para o bom funcionamento do nosso organismo e consequente bem-estar físico?

Atualmente, os profissionais de saúde reconhecem que a realização de exercí­cio físico é fundamental para o bom equilíbrio psicológico e como prevenção de numerosas doenças. No entanto, o ritmo de vida atual faz com que a maioria das pessoas não tenha tempo suficiente para a prática de atividade física, além do que, com a evolução tecnológica existente, cada vez há menor necessidade de nos movi­mentarmos.

A atividade física consiste em todos os movimentos corporais produzidos pelos músculos e que requerem um gasto energético. Quando o movimento é pro­gramado, estruturado, repetitivo e é realizado para melhorar ou manter a forma física, é denominado exercício físico. Quando a quantidade de atividade física não é suficiente para manter um estado saudável, falamos de sedentarismo.

A Organização Mundial de Saúde aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objetivo de integrar a atividade física no dia-a-dia de todas as faixas de idades, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com