TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental

Dissertações: Saúde Mental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida.

MAS AFINAL, O QUE É SAÚDE MENTAL?

O que se conhece como saúde mental é uma área muito extensa e complexa do conhecimento. Tendo uma lacuna ainda não preenchida do que é a Saúde Mental em si, representa talvez uma ironia, considerando as importantes contribuições da filosofia, da psicanálise e das ciências sociais, em que tendo como assunto central das discussões sobre saúde, tem como privilégio a doença em detrimento do trabalho teórico sobre a saúde.

No Dicionário Aurélio encontra-se dois sentidos para a expressão “paradigma” que permite aferir o modelo de saúde mental. A primeira diz: “Modelo, padrão” e a segunda, “Termo com o qual Thomas Kuhn designou as realizações científicas (p. ex., a dinâmica de Newton ou a química de Lavoisier) que geram modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados”.

Tendo possivelmente como “modelo padrão” para a saúde mental a sua raiz durkheimiana sendo a “normalidade” equivalente ao comportamento médio dos indivíduos (Devereux, 1971). Já nos primórdios da medicina mental, temos como referência Philippe Pinel, o médico que ficou conhecido como o pai da psiquiatria, sucessora do alienismo. Pinel participou ativamente dos acontecimentos da Revolução Francesa, que foi um processo e um período que marcou a história da humanidade e, em parte devido a este motivo, suas idéias e feitos ainda hoje repercutem em nossas vidas.

Enfim, por meio de um longo processo – que não foi do dia para a noite – a saúde mental foi se transformando até se chegar ao que conhecemos nos dias de hoje, e ao longo desse processo os ditos “loucos” ganharam múltiplos significados – de demônios a endeusados, de erro a verdade. Tendo como locais de ocupação: ruas e guetos, asilos e prisões, igrejas e hospitais.

Segundo a Secretaria de Saúde, a saúde mental possui dois vieses:

1. Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem, contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr.Lorusso);

2. Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com