Saúde e segurança no trabalho
Projeto de pesquisa: Saúde e segurança no trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainaanjos • 25/8/2014 • Projeto de pesquisa • 3.240 Palavras (13 Páginas) • 212 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATPS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
São Caetano do Sul
2014
Etapa 1
Introdução.
Saúde e Segurança no Trabalho.
A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.
A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas - que geram desde fadiga crônica até incapacidade laboral.
Um ambiente de trabalho com temperatura e umidade inadequadas é considerado doentio. Por isso, o funcionário deve usar roupas adequadas para se proteger do que “enfrenta” no dia-a-dia corporativo. O mesmo ocorre com a umidade. Já o ruído provoca perca da audição e quanto maior o tempo de exposição a ele maior o grau da perda da capacidade auditiva.
A segurança do trabalho é essencial para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e evitar sofrimento e perdas, tanto financeiras quanto de produtividade e de imagem empresarial. Oferecer condições de trabalho seguro, manter ambientes e materiais organizados, estabelecer métodos e procedimentos de trabalho e dispor de medidas de proteção para os riscos específicos, geram economia de materiais e de horas trabalhadas, aumento da produtividade e redução dos custos. A empresa determina as condições de trabalho e, portanto, os riscos a que o colaborador ficará exposto. Dessa maneira, é responsável pela prevenção e deve dotar recursos para tal, estabelecer responsabilidades e realizar ações de gestão de riscos e integração preventiva em todos os níveis.
A Filosofia preventiva, prevista na lei sobre Higiene e Segurança no Trabalho visa à obtenção de níveis elevados de segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores em cada local de trabalho, reduzindo ou eliminando os riscos de Acidente, o mais possível.
Etapa 2
Concluímos que todos os itens citados no passo 2, estão relacionados às instalações e profissões do restaurante, sendo necessário um plano de ação para todos eles.
Plano de Ação é o planejamento de ações necessárias para primeiramente prevenir e em seguida diminuir os acidentes de trabalho, zelando pela segurança e bem estar dos funcionários.
Segurança em Eletricidade
Todo serviço que envolve eletricidade pode causar acidentes muito graves, e o principal deles é o choque elétrico, que ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano.
A NR 10 (Norma Regulamentadora) estabelece os requisitos e condições mínimas de medidas de controle, exigindo implantação de medidas de controle e sistema preventivo.
Painéis e tomadas devem estar sinalizados e identificados quanto a sua voltagem; fios não devem ficar expostos, sendo protegidos contra impactos, água e agentes químicos.
As instalações elétricas devem ser construídas, reformadas, ampliadas e inspecionadas por profissionais competentes e autorizados, conforme dispõe esta NR.
Se todo estabelecimento, independente do ramo comercial, seguir as normas exigidas pela NR 10, o risco de acidente pode ser zero, garantindo assim a segurança e saúde de todos que trabalham com instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Proteção e Combate a Incêndio
Muitas são as causas de um incêndio e a melhor proteção é a sua prevenção e para isso alguns cuidados devem ser tomados.
A parte elétrica é uma das causas mais comuns de incêndio, por isso a mesma deve obedecer a norma regulamentadora que estabelece requisitos e condições mínimas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo desde a etapa do projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.
O forno à lenha e fogões tem que ser inspecionados e as válvulas de acionamento e interrupção da chama dos fogões tem que ser calibrados conforme a necessidade.
O armazenamento adequado de materiais, especialmente os inflamáveis, também ajudam na prevenção.
Extintores devem ser colocados em lugares estratégicos, para uma utilização rápida.
Extintores podem ser de água, pó ou co2 e devem obedecer as normas brasileiras, conter o selo do inmetro, ser inspecionado todo mês e conter etiquetas de identificação.
Os cuidados para prevenção de um incêndio são inúmeros; estes são somente alguns dos exemplos, que se forem seguidos à risca, podem evitar ou diminuir esse tipo de acidente.
Máquinas e Equipamentos
Máquinas e equipamentos podem ser um grande risco de acidente, caso não sejam operadas dentro da norma de segurança.
A segurança com máquinas e equipamentos começa com suas instalações adequadas, onde a circulação e os espaços em torno dos mesmos permitam a movimentação dos transportes e dos funcionários com segurança, e devem possuir dispositivos para ligar e desligar sendo possível seu acionamento pelos operadores.
O empregador deve adotar medidas
...