Seculo Dos Cirugiões
Seminário: Seculo Dos Cirugiões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joyces • 16/5/2014 • Seminário • 404 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Não custa, porém, adivinhar o que lhe ia à mente, porque McDowell era filho de seu tempo, quando “cirurgia” era apenas sinônimo de amputação, redução de hérnias, extração de cálculos, operação de catarata e umas poucas intervenções de urgência, mais ou menos importantes, dolorosas e sem esperança de êxito para o paciente – nunca, porém de intervenção direta no interior do corpo humano. (p.24)
McDowell freqüentava em Edimburgo o curso do famoso Professor Jonh Bell, cursos em que este tratara particularmente dos tumores dos ovários e da nenhuma esperança de cura desse mal, enquanto o deixassem aos cuidados da natureza. (p.25)
Nessa noite, McDowell não dormiu. Sentou-se a ler, à luz do candeeiro, nos seus tratados e revistas de anatomia e cirurgia, tudo o que ali se dizia até a época mais recente, sobre tumores dos ovários. (p.30)
No outro dia, uma furiosa tormenta de neve assolou a cidade, uivando nas ruas. Por esse motivo, McDowell não estranhou que sua sala de espera ficasse vazia. Enquanto a nevasca sacudia portas e janelas, ele se ocupava em instruir Carlos sobre os instrumentos necessários para as grandes operações. (p.32)
Na manhã de Natal, quando os sinos repicavam e a população de Danville acudia a igreja, McDowell ultimava os preparativos. Armou a mesa de carvalho da sala, forrou-a com um pano branco; atou-lhe aos pés algumas cordas, para amarrar a Sra. Crawford; preparou água quente e fria, faixas e ataduras. Arrumava os instrumentos e dava a Carlos as últimas instruções sobre o modo de alcançá-los, quando a porta se abriu atrás dele. McDowell voltou-se. James enquadrava-se no portal. (p. 33)
- Acredito. – respondeu McDowell. – Mas assim é melhor. Introduziu-lhe entre os lábios finos algumas pílulas de ópio, o único meio, então, de abrandar passageiramente a dor – meio que nunca chegava a ser mais do que um sedativo; e, muitas vezes, nem isso. (p. 34)
Esses dias seriam decisivos para saber se a intervenção cirúrgica no abdome de um ser humano vivo surtira verdadeiramente êxito, ou se apenas abrira a porta à infecção e à morte certa. (p.38)
Só em 1816, porém, quando McDowell se saiu com sucesso de uma terceira operação desse gênero, Sara o convenceu a tomar da pena, instrumento insólito e detestado, para redigir um relatório sobre as suas operações. (p.39)
Escreveu que tinha, aliás, consciência de que a sua operação era apenas operação para cirurgiões de coragem, dotados de senso de responsabilidade e de critério próprio. (p. 40)
...