Seg Do Trabalho
Artigo: Seg Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosaugustosrv • 21/9/2013 • 940 Palavras (4 Páginas) • 376 Visualizações
SÈRIE: 3º e 4º Eng. Elétrica
ATPS – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 1º BIMESTRE
1- O estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem neste relacionamento. Ela atua em 3 áreas: ERGONOMIA FISICA, ERGONOMIA COGNITIVA E ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
2- Sua interação com outras disciplinas das chamadas Ciências da Vida,. Ciências Técnicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais. ERGONOMIA.
3- Risco mínimo (leve), aceitável. Risco médio, aceitável, desde que não seja associado a dano de gravidade muito maior. Risco máximo (elevado), aceitável desde que haja adoção de ações e medidas que visem a de sua redução a o nível de risco médio ou risco baixo. No caso de impossibilidade de adoção de ações e medidas visando à redução, o risco máximo não será aceitável.
4- Quando um trabalhador se coloca em perigo é quando ele ignora os riscos, ultrapasse o limite permitido da tarefa, não utiliza equipamentos adequados e não utilizam equipamentos de segurança que minimizam os riscos excedentes.
5- Identificar, analisar e priorizar riscos para o projeto, bem como determinar as estratégias apropriadas de gerenciamento de riscos.
6- Algumas empresas discutem e implantam a existência de riscos em algumas áreas mais não dão treinamento nem conscientiza os funcionários de como evitar os riscos dos setores críticos que ocorrem acidentes que poderiam ser evitados.
ATPS – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 1º BIMESTRE
7- Sabemos que mais de 80% dos acidentes de trabalho têm causas humanas; é lógico então que a primeira preocupação da prevenção sejam as pessoas, os trabalhadores.
Por esta razão, a prevenção deve ser um estado de espírito, uma filosofia de atuação, uma prevenção para e não uma prevenção contra pessoa.
8- Segundo a CLT, é considerada atividade insalubre aquela em que o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O adicional de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde. Há três graus: mínimo, que dá adicional de 10%, médio (20%) e máximo (40%).
9- Criar na empresa, ambiente limpo, agradável, saudável aos trabalhadores – luz, ar, temperatura, aliados a outros aspectos, como os ergonômicos, segurança, psicológicos e bem estar do trabalhador.
10- Entende-se por Limite de Tolerância, para os fins desta, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
11- Trabalhadores que desenvolvem trabalho fisicamente pesado, especialmente com manuseio, levantamento e carregamento de cargas dentro da empresa, prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem regras básicas.
12- determina o levantamento de cargas e limite de peso recomendado (LPR) e o índice de levantamento considerando-se seis fatores:
FDH (fator de distância horizontal);
FAV (fator de altura vertical);
FDVP (fator de distância vertical percorrida);
FRLT (fator de rotação lateral do tronco);
FM (fator de freqüência de levantamento);
FQP (fator de qualidade da pega).
ATPS – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 1º BIMESTRE
13- O tempo estimado de repouso é aquele no qual se presume que o trabalhador esteja
impossibilitado de realizar
...