Segmento De Mercado
Exames: Segmento De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trintin • 26/9/2014 • 586 Palavras (3 Páginas) • 662 Visualizações
segmento de mercado
A segmentação de mercado consiste em escolher um grupo de consumidores com necessidades semelhantes para o qual a empresa vai focar a sua atuação, e existem diferentes formas de realizá-la, como idade, sexo, localização, comportamento, etc. “O empresário deve escolher dentro de sua atividade qual é a segmentação que melhor representa seu público-alvo. Geralmente, combinam-se duas ou três delas”.
A segmentação do mercado facilita a atuação da empresa no desenvolvimento e comercialização de seus produtos. É fundamental que o empresário pense com a cabeça do cliente, “e é muito mais fácil pensar na clientela quando defino sexo, faixa etária e outros elementos de perfil de consumo dela”.
A segmentação de mercado também pode ser encarada como a descoberta de novas oportunidades. “A vantagem do empresário de micro e pequena empresa é focar em um nicho que não está sendo bem trabalhado ou não foi descoberto pelas grandes empresas.
Porque segmentar um mercado
O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples. Baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. O motivo é simples: os consumidores são muitos, dispersos em diversas regiões; têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim sendo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se pode tratar todos de forma diferente. O que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e tratá-los como se fossem iguais. Como se percebe, o centro de toda a discussão é que existem diferenças entre os consumidores, diferenças essas que devem ser consideradas no processo decisório da empresa.
Daí a importância da segmentação de mercado como instrumento estratégico, que começa a ganhar força a partir da publicação do artigo de Wendell Smith (1956), no Journal of Marketing, EUA, intitulado: "Diferenciação do Produto e Segmentação de Mercado como Alternativas de Estratégia Mercadológica". Nesse clássico do marketing, Smith vê a segmentação como condição indispensável para o crescimento da empresa. Diz ainda que a segmentação é baseada em desdobramentos do lado da oferta de mercado e representa um ajuste mais racional e preciso de produto, e do esforço mercadológico às exigências do consumidor.
Nicho de mercado
Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).
Ocupando pequenos nichos de mercado, pequenas e médias empresas desenvolvem recursos para manter uma posição saudável no mercado através da contínua perseverança e dedicação em atender seus consumidores melhor que outras empresas, por buscar e compreender as necessidades do seu público.
Para desenvolver uma estratégia de nicho é preciso que haja efetiva oportunidade de mercado e de potencialidades exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo desempenho no sentido de
...