Seguraca Do Trabalho
Casos: Seguraca Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leoferrusa • 5/3/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
Sequencial Superior de Complementação de estudos
As conquistas e inovações na segurança de trabalho no Brasil
Goiânia
2013
As conquistas e inovações na segurança do trabalho no Brasil
Projeto Apresentado ao Curso Sequencial Superior de Gestão em Segurança do Trabalho da Faculdade Lions como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica.
Goiânia
2013
SUMÁRIO
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS..................................................................03
1.1 O PROBLEMA DE PESQUISA..........................................................04
1.2 JUSTIFICATIVA.................................................................................04
2. OBJETIVOS...............................................................................................07
2.1 GERAIS................................................................................................07
2.2 ESPECÍFICOS......................................................................................07
3. METODOLOGIA.......................................................................................07
4. CRONOGRAMA........................................................................................08
5. CONSIDERAÇÕE FINAIS........................................................................08
6. REFERÊNCIAIS.........................................................................................09
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
As conquistas na Segurança do Trabalho no Brasil mostram a importância da prevenção de acidentes no trabalho para o crescimento organizacional, dando ênfase ao processo histórico da regulamentação da segurança do trabalhador e do órgão como comissão interna de prevenção de acidentes – CIPA.
A segurança do trabalhador passou por vários processos de transformação e foi observada a necessidade da realização de um trabalho disciplinar por profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais e especialistas, tendo como objetivo a saúde, proteção e qualidade de vida do trabalhador.
1.1 Problema:
Qual a importância da prevenção de acidentes do trabalho ?
1.2 Justificativa:
Com o surgimento da revolução industrial, acorreram muitas transformações para sociedade, principalmente para a classe trabalhadora, transformações que repercutiram de forma negativa sobre o bem estar físico e psicológico do trabalhador, obrigando a executar longas jornadas de trabalho sem segurança, fazendo com que fosse obrigado a manusear máquinas que eles não estavam acostumados, causando sérios acidentes como mutilações e outros.
Para mudar a situação foram criadas mobilizações politicas com o objetivo de criar medidas legais que proporcionassem melhores condições de trabalho.
Assim em 1982 foi criada a primeira lei de proteção ao trabalhador, lei de saúde e moral de aprendizes, que estabelecia a jornada de trabalho em 12 horas de trabalho, proibia o trabalho noturno e obrigava o melhoramento do ambiente de trabalho, sendo obrigatório um ambiente limpo, arejado e seguro, assim se deu a primeira conquista da classe no que se diz respeito à higiene e segurança.
Em 1862 ocorreu a regulamentação da segurança e higiene do trabalho.
Em 1865 surgiu a lei de indenização obrigatória dos trabalhadores, que responsabilizava o empregador a pagar ao empregado por acidentes ocorridos no ambiente de trabalho.
Em 1984, criou-se a inspetoria de higiene e segurança do trabalho, atualmente secretaria de segurança e saúde no trabalho.
Em 1953, foi aprovada a lei que regulamenta a atuação das comissões internas de prevenção de acidentes – CIPAS, no Brasil que proporcionava ao trabalhador, treinamentos e palestras que contribuía para sua segurança no local de trabalho.
Em 1999 aprovaram os benefícios de auxilio acidente, auxilio doença e aposentadoria e pensão aos seus dependentes, o recebimento de pensão no caso de morte.
Todo esse processo teve como proposito assegurar a proteção do trabalhador, com implantações de leis que garantem os direitos dos trabalhadores em caso de acidentes de trabalho.
O acidente de trabalho ocorre pelo exercício da função do trabalhador em seu local de trabalho podendo provocar lesões físicas e psíquicas com a perca temporária ou permanente da capacidade de trabalho, dependendo da gravidade do acidente, que pode ocorrer de forma imprevisível embora podendo ser percebida antecipadamente pelas condições de trabalho, os riscos e as varias situações em que o trabalhador encontrasse deve ser considerados acidentes de trabalho.
Por isso a segurança do trabalho surgiu como profissão e voltada para prevenir e controlar os acidentes que ocorrem no local de trabalho.
Os cuidados com a segurança dos trabalhadores avançou a partir das transformações no mercado de trabalho pela incrementação tecnológica, que fez crescer os riscos de acidentes de trabalho em virtude de máquinas modernas e longas jornadas de trabalho a que o empregado se submetia para cumprir as metas de produção, por outro lado essas
...