Seguranca Do Trabalho
Casos: Seguranca Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatibarazzetti • 16/6/2013 • 835 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
RESUMO NHO 8
COLETA DE MATERIAL PARTICULADO, SOLIDO, SUPSENSO NO AR E AMBIENTES DE TRABALHO
Estudos anteriormente desenvolvidos pela FUNDACENTRO demonstram que materiais particulados suspensos no ar, provenientes de vários processos ou condições de trabalho, representam sério risco à saúde dos trabalhadores, quando se apresentam em concentrações elevadas em ambientes sem controle, implicando no surgimento de doenças respiratórias.
Sempre que a exposição dos trabalhadores a esses materiais particulados é avaliada quantitativamente, a metodologia utilizada deve ser baseada em critérios que relacionem a medição com o risco à saúde que está sendo estudado. Esta norma adotou como referência o critério harmonizado pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH®), pela International Organization for Standardization (ISO) e pelo Comité Européen de Normalisation (CEN), visando atender às necessidades para a coleta com dispositivos que classificam as partículas por seleção de tamanhos correspondentes a regiões específicas de deposição no trato respiratório.
Esta norma estabelece um procedimento padronizado para coleta de material particulado sólido em filtros de membrana com a finalidade de obter amostras representativas das partículas suspensas no ar dos ambientes de trabalho.
Este procedimento se aplica à coleta de partículas de origem mineral, metálica, vegetal, animal, de negro de fumo e de partículas insolúveis não especificadas de outra maneira.
Na aplicação deste procedimento, deve-se incluir a análise de todas as informações disponíveis que caracterizam a magnitude e a importância de um determinado risco à saúde dos trabalhadores, com a finalidade de formular recomendações significativas para a eliminação ou a redução desses riscos. Essas informações são obtidas por meio de pesquisa bibliográfica, de observação do local de trabalho, de entrevistas com trabalhadores e de obtenção de resultados de concentração de material particulado suspenso no ar, para fins de comparação com referências apropriadas, entre outras.
Os resultados obtidos a partir da aplicação deste procedimento são estimativos das concentrações de material particulado suspenso no ar de ambientes de trabalho.
Estes resultados podem ser utilizados para: avaliar a exposição dos trabalhadores; subsidiar a tomada de decisões quanto à implantação de medidas de controle preventivas e corretivas nos ambientes de trabalho; estudos epidemiológicos e de análise de risco, entre outros.
Na interpretação dos resultados, além da comparação dos valores de concentração com os limites de exposição ocupacional (LEOs), deve-se levar em consideração as informações obtidas na literatura, o objetivo da avaliação quantitativa, a variabilidade das concentrações (especialmente em ambientes sem controle), as características específicas do material particulado avaliado, a organização do processo de trabalho e a aplicação Boas Práticas de Higiene Ocupacional, entre outras.
...