TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança No Trânsito

Artigos Científicos: Segurança No Trânsito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Análise de Dados em Segurança Pública

Curso: Segurança no Trânsito

Professor: Deivid Vitoreti Geraldi

Nome do aluno: Gilberto Wagner Souza Dias

Data: 20/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Desenvolva uma pesquisa na internet e encontre um trabalho científico (artigo) que trabalhe com medidas de tendência centrais. Você pode acessar as revista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para procurar alguns artigos do gênero. (Disponível em: <http://www2.forumseguranca.org.br/node/36/>. Acesso em: 14 jun. 2013). Desenvolva uma síntese deste artigo, com, no máximo, 10 linhas, explicitando:

a) que tipo de medida de tendência central o autor utilizou; (1,5 pontos)

b) quais os principais resultados alcançados. (1,5 pontos)

O tipo de medida de tendência central utilizada pela autora Lopes, Fernanda, é: Mulheres negras e não negras e vulnerabilidade ao HIV/ AIDS, no Estado de São Paulo, Brasil.

A descrição das variáveis segundo raça/cor foi feita por medidas de tendência central. A variável raça/cor foi auto referida, tendo sido agrupadas como negras as mulheres pretas e pardas. A epidemia de AIDS atinge com maior intensidade os grupos excluídos da riqueza social. Conforme estudos, cerca de 70% das mulheres negras não haviam alcançado as séries do Ensino Médio, e menos da metade de não negras estavam em situações semelhantes.

Estatisticamente foram relatadas algumas diferenças de negras e não negras, entre elas, a oportunidade de serem atendidas por ginecologista, de compreender os infectologistas.

A partir destas informações mulheres negras estão em desvantagens na exposição de riscos à sua saúde, impondo restrições ao uso de recursos adequados para o seu cuidado, conforme já relatado anteriormente.

Fonte do artigo referenciado, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-89102007000900008&script=sci_arttext

Lopes, Fernanda, é: Mulheres negras e não negras e vulnerabilidade ao HIV/ AIDS, no Estado de São Paulo, Brasil.

A seguir, algumas opções de artigos que trabalham com as medidas de tendência central:

CERQUEIRA, Daniel; LOBÃO, Waldir; CARVALHO, Alexandre X. de. O jogo dos sete mitos e a miséria as Segurança Pública no Brasil. IPEA, Rio de Janeiro, dez. 2005. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1144.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

DANTAS, André Luís Toríbio. Plano Colômbia e Segurança Pública no Brasil. Núcleo dos Estudos das Américas. UERJ. 2009. Disponível em: <http://www.nucleasuerj.com.br/attachments/article/71/Plano_Colombia_e_Seguranca_Publica_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

LOPES, Fernanda et al. Mulheres negras e não-negras e vulnerabilidade ao HIV/AIDS no estado de São Paulo, Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 41, São Paulo, dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102007000900008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 14 jun. 2013.

PERES, Maria Fernanda Tourinho. Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil. Rev. Panam Salud Publica, v. 23, n. 4, p. 268-276. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v23n4/v23n4a07.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Lembre-se de citar a fonte do artigo referenciado e as demais referências, conforme regras da ABNT.

2) Desenvolva uma pesquisa na internet e encontre um trabalho científico (artigo) que trabalhe com medida de variabilidade. Você pode acessar as revista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para procurar alguns artigos do gênero (Disponível em: <http://www2.forumseguranca.org.br/node/36/>. Acesso em: 14 jun. 2013). Desenvolva uma síntese deste artigo, com, no máximo, 10 linhas, explicitando:

a) como o autor utilizou a medida de variabilidade; (1,5 pontos)

b) quais os resultados alcançados. (1,5 pontos)

No Brasil, a violência por homicídio, destacou a desigualdade social. Neste caso, a violência seria o resultado de um processo de frustrações relacionado à posição econômica de sucesso social.

Optou-se pelo desenho ecológico e as técnicas de análise espacial para verificar a associação de variáveis explicativas ao nível de grupo, utilizando como unidade de análise os municípios de Pernambuco. Foi indicado que 24,6% da variabilidade total das taxas de homicídio nos homens de 15 a 49 anos nos municípios de Pernambuco é explicada pelo índice da pobreza e taxa de analfabetismo.

Fonte do artigo referenciado, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n2/24039.pdf

Lima, Maria Luiza C. de et al. Análise espacial dos determinantes socioeconômicos dos homicídios no Estado de Pernambuco. Revista da Saúde Pública, v.39, n2, p.176-182

A seguir, algumas opções de artigos que trabalham com Medidas de Variabilidade:

DUENHAS, Rogério Allon. Eficácia de gastos públicos em educação e segurança pública na redução de homicídios no Brasil: um estudo de painel dinâmico de dados para os municípios brasileiros. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/24258/351rio%20Duenhas%20PDF.pdf?sequence=1>. Acesso em 14 jun. 2013.

LIMA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com