DSM-IV-TR
Seminário: DSM-IV-TR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lollola • 6/10/2014 • Seminário • 306 Palavras (2 Páginas) • 688 Visualizações
Para Oliveira (1997), a aprendizagem é um processo pelo qual o indivíduo adquire informações habilidades, atitudes, valores, etc, a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente e as outras pessoas. Vygotsky fala ainda que a ideia de aprendizado inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo.
Segundo o DSM-IV-TR (2002), os transtornos de aprendizagem são diagnosticados a partir dos resultados dos testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão abaixo do esperado para a sua idade, escolarização e nível de inteligência. Os Transtornos de Aprendizagem não podem ser curados, durando, assim, a vida toda do indivíduo.
Podem estar associados com os transtornos de aprendizagem a desmoralização, baixa auto-estima e déficits nas habilidades sociais. É alto o número de crianças que saem da escola com Transtornos de Aprendizagem, em torno de 40%. De 10 a 25% das pessoas com Transtorno da Conduta, Transtorno Desafiador de Oposição, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno Depressivo Maior e Transtorno Dismítico tem Transtorno da Aprendizagem.
Transtorno da Leitura: tem como característica essencial um rendimento em leitura inferior ao esperado para a idade cronológica, a inteligência e escolaridade do indivíduo. A pertubação da leitura interfere no rendimento escolar e/ou em atividades da vida cotidiana que necessitem da leitura. É necessário saber se existe alguma doença neurológica, condição médica ou algum déficit sensorial (DSM-IV-TR, 2002).
Conforme o DSM-IV-TR (2002), os critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura são:
O rendimento em leitura, medido por testes padronizados, de correção ou compreensão da leitura, administrados individualmente, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e o nível escolar próprios da idade do indivíduo.
A perturbação no Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura.
Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem as geralmente a este associadas.
...