Segurança no local de trabalho no Handtecar
Artigo: Segurança no local de trabalho no Handtecar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anajuliafabio • 26/6/2014 • Artigo • 401 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
A empresa Handtecar tem grande preocupação com a saúde e segurança de seus colaboradores, por isso investe gradativamente em infraestrutura, treinamentos e metodologias que podem proporcionar melhorias nas condições de trabalho.
Segundo Chiavenato (2008), segurança no trabalho são metodologias e técnicas desenvolvidas para se anteceder as possíveis causas de acidentes no trabalho, objetivando a prevenção de suas conseqüências com foco na eliminação das condições inseguras do ambiente, na instrução das pessoas e na implementação de praticas preventivas.
Alem da segurança outra preocupação é com a higiene no trabalho que é um conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e mental do trabalhador, prevendo-o dos riscos de saúde inerentes as tarefas do cargo e meio ambiente físico onde são executadas.
Por isso a empresa oferece treinamentos, ambiente de trabalho adequado, boa iluminação, equipamentos de proteção individual e armazenamento e descarte adequado dos materiais utilizados.
De acordo com Vargas (1996, p. 126) treinamento e desenvolvimento são aquisição sistemática de conhecimentos capazes de provocar, á curto ou longo prazo, uma mudança na maneira de ser e de pensar do individuo, através da internalização de novos conceitos, valores ou normas de aprendizagem de novas habilidades.
Percebemos então que treinar e desenvolver significa preparar as pessoas para o exercício de suas atividades presentes e futuras, agregando valor não apenas para os colaboradores, mas para a organização e clientes.
Alem dos treinamentos internos, a empresa incentiva o aperfeiçoamento de seus funcionários através da participação de treinamentos externos, pagando parte dos cursos que venham interessar ao funcionário capacitando-o para desenvolver atividades dentro da organização.
Carvalho e Nascimento (1997) conceituam a avaliação de desempenho como uma serie de técnicas que objetivam conseguir informações sobre o comportamento de quem é avaliado, comparando seu desempenho no trabalho com o que lhe é esperado.
A empresa opta pela avaliação entre colegas, já que o numero de funcionários é baixo e a convivência é harmônica, pois quando são feitas criticas construtivas, estas são aceitas por todos e são feitas as devidas mudanças para que a empresa atinja seus objetivos junto com os funcionários.
...