Seis Sigma
Monografias: Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luegilmoraes • 6/10/2013 • 2.144 Palavras (9 Páginas) • 250 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
Unidade de Jaraguá do Sul
Ferramentas de Gestão:
Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Curso: Tecnologia em Marketing
]
Jaraguá do Sul – SC, 09 de Dezembro de 2012
Introdução:
Este trabalho tem como finalidade, identificar e compreender o estudo de caso sobre a aplicação das ferramentas de gestão BSC, ferramenta utilizada na administração de empresas que mede o desempenho operacional, usando, além de indicadores financeiros, os indicadores de satisfação do cliente, de eficácia dos processos operacionais internos e da capacidade de inovação da organização, comparando-os ao estabelecimento no planejamento estratégico, e no Seis Sigmas, uma iniciativa inovadora frente aos principais sistemas de gestão da qualidade.
Desenvolvimento:
O Seis Sigma (SS)
A filosofia do programa SS enfatiza um controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional. O SS é orientado para prevenção, tornando-se um dos principais métodos para a melhoria continua dos processos e fixação de referenciais competitivos. Alguns autores defendem-no como uma forma de organizar sistematicamente as várias ferramentas estatísticas já conhecidas na indústria. Porem o SS parece não envolver nada de novo, pois são usadas ferramentas estatísticas conhecidas há décadas no mercado. No entanto apesar disso, sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas, o que explica o sucesso do programa.
Definição Seis Sigma:
O SS pode ser considerado como uma estratégia gerencial de mudanças e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor. Dessa forma, tem a característica de ser uma ferramenta mais quantitativa de avaliar os resultados de um processo e a sua qualidade, por meio da medição da variação encontrada no resultado do processo. Podemos concluir que o principal diferencial do SS em relação a programas de melhoria da qualidade é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais.
Benefícios dos Seis Sigma:
O desempenho do SS minimiza os custos com a redução ou eliminação de atividades que não agregam valor ao processo e da maximização da qualidade de saída dos procedimentos para se obter lucros em níveis esperados pelos acionistas.
Implementação em Seis Passos:
Atualmente existe um sólido corpo de pesquisa científica sobre as experiências de milhares de empresas que implementaram grandes programas de qualidade como o 6-Sigma. Os pesquisadores verificaram que o desdobramento bem-sucedido do 6-Sigma consiste em focalizar um pequeno número de itens de alta alavancagem e os seis passos necessários para implementar o 6-Sigma com sucesso estão bem documentados:
Passo 1
A melhoria do desempenho deve iniciar-se pela alta liderança, que tem de receber treinamento sobre os princípios e ferramentas necessários para preparar a organização para o sucesso. Usando esse conhecimento recém-adquirido, os altos líderes orientarão o desenvolvimento de uma infraestrutura gerencial para apoiar o programa 6-Sigma. Simultaneamente, devem ser dados passos no intuito de preparar a organização e cultivar um ambiente propício à inovação e à criatividade: redução dos níveis hierárquicos, eliminação de procedimentos que barram a experimentação e a mudança etc.
Passo 2
São desenvolvidos sistemas para estabelecer uma comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores. Isso inclui o desenvolvimento de métodos rigorosos para obter e avaliar informações a respeito deles. Também há estudos para definir o ponto de partida do 6-Sigma e para identificar eventuais obstáculos políticos, culturais e organizacionais ao sucesso.
Passo 3
As necessidades de treinamento são avaliadas com rigor. O ensino para preencher quaisquer lacunas educacionais será ministrado para garantir que os níveis adequados de conhecimento verbal e numérico atinjam todos os funcionários. É ministrado treinamento "de cima para baixo" em ferramentas de melhoria de sistemas, técnicas e filosofias.
Passo 4
É desenvolvida uma estrutura para a melhoria contínua de processos, junto com um sistema de indicadores para monitorar o progresso e o sucesso. A mensuração do 6- Sigma focaliza metas estratégicas, propulsores de negócios e principais processos.
Passo 5
Os processos empresariais que devem ser melhorados são escolhidos pela gerência e por pessoas com conhecimento profundo do processo em todos os níveis da organização. Os projetos 6-Sigma são conduzidos para melhorar o desempenho empresarial ligado a resultados financeiros mensuráveis e isso requer conhecimento das limitações da empresa.
Passo 6
Os projetos 6-Sigma são conduzidos individualmente por funcionários, as equipes são lideradas por green-belts e são apoiadas e assistidas por black-belts.
Caso de sucesso na implementação do SS na GE:
Segundo Harry, M Schroeder (2000), a GE iniciou o SS em 1995, proporcionado mais de U$$ 2 bilhões em redução de custo e consequentemente aumento da lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender os padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados U$$ 400 milhões para treinar 5.000 executivos e 80.000 empregados da estratégia SS.
Segundo Welch (2003), alem dos resultados financeiros inquestionáveis, a GE atingiu um dos mais difíceis objetivos: não ó mudar os processos, mas também conseguir que os clientes percebessem o valor do SS, por meio do slogan “Seis Sigma: no cliente, para o cliente”. A partir de então, a GE enviou seus Black belts e green belts para as matrizes dos clientes, com
...