Seis Sigma
Artigo: Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilissone • 13/11/2013 • 876 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
Aula-tema 07 – Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Introdução
O presente trabalho vem trata sobre a importância e objetivos das ferramentas de gestão Balanced Scorecad (BSC) e os Seis Sigma, fundamentais para o crescimento das empresas para conseguir destaque no mercado no atual cenario de competitividade corporativa.
Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
As ferramentas de gestão Balanced Scorecard e Seis Sigma ativam a gestão estratégica e gestão pela qualidade, da seguinte forma: Busca desenvolvimento, entendimento da missão, e da estratégia da empresa, traça metas, transformando afirmações feitas na missão em objetivos específicos, desenvolvendo uma estratégica fundamentada em pontos fortes da organização em busca do seu maximo alcance.
Seis Sigma
Os Seis Sigma se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão,e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão . Qualidade e estratégia são dois assuntos que despertam o interesse dos gestores, porque podem auxiliar as empresas a estabelecerem formas de aumentar a competitividade em mercados tão competitivos. Com a globalização, as fronteiras no mundo dos negócios não existem mais; então, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivência das empresas. Assim, os níveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrar seus esforços para manter a melhoria contínua. Ela também é uma iniciativa capaz de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade. Entendida como uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros. A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão organizacional.
Benefícios:
Redução dos custos da simplificação dos processos
Melhora na produtividade, lucratividade;
Redução nos defeitos com aceleração da taxa de melhoria
Gestão proativa, participação entre áreas, clientes e fornecedores
Deficiências:
Dependente de patrocínio da administração;
Histórico de indicadores adequados;
Dependência de treinamento;
Falta de visão de risco
Bsc ( Balanced Score Card)
BSC (Balanced ScoreCard), significa Indicadores Balanceados de Desempenho. O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações demissão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma deum conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.
As quatro perspectivas do BSC são:
Perspectiva Financeira: lucro, variabilidade das receitas, despesas e custos, melhoria da produtividade, utilização dos ativos e estratégia de investimentos.
Cliente: medição da satisfação
...