Seis Sigma
Pesquisas Acadêmicas: Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilia13 • 28/9/2014 • 686 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Atividade Colaborativa
Seis sigma : é estratégia de negócios adotada pelas empresas para o aumento da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade. Atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura,Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado emmensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão,e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão .
Histórico :Originalmente desenvolvido pela motorola nos anos 80
1998: Motorola foi reconhecida com o prêmio ,Malcolm Baldridge pelo uso da metodologia Seis sigma.
Anos 90: General Electric (Jack Welch) iniciou sua implementação.
O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações demissão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativosintangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma deum conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuraçãoestratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.
Um caso de sucesso do Seis Sigma mundialmente conhecido foi a GE ( General Eletric).
Iniciou o SS em 1995, proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo e consequência aumento de lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5000 executivos e 80.000 empregados na estratégia. Além dos resultados financeiros inquestionáveis, a GE atingiu um dos mis difíceis objetivos: não só mudar os processos, mas também conseguir que os clientes percebessem o valor do SS, por meio do Slogan “Seis Sigma: no cliente, para cliente”. A partir de então, a Ge enviou seus Black belts e Green belts para as matrizes dos clientes, com o intuito de ajudar- lós a melhorar seus processos e resultados.
Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta.
Para a Motorola, empresa que deu origem ao programa, a resposta a essa questão foi simples: sobrevivência. A Motorola chegou ao BSC e o Seis Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Quando, na década de 1970, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola
...