Seja alfabetizado
Tese: Seja alfabetizado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dricaleandro • 22/4/2014 • Tese • 2.258 Palavras (10 Páginas) • 214 Visualizações
ETAPA I
“Estar alfabetizado é...”
A realização de um sonho para a maioria das crianças e pais,quando se é alfabetizado certos detalhes não importam mais pois nesse momento o objetivo foi lcançado e o conhecimento obtido já se tornou parte de nós.
É o orgulho de um professor quando alfabetiza uma turma, ele realiza a hipótese da escrita e vê que seus alunos avançaram ,assim sente-se que seu trabalho foi bem feito.
“O que significa estar alfabetizado...?!”
Estamos falando de alfabetização, mas o que seria? É a ação de ensinar ou aprender a ler e escrever, é o estudo do comportamento da formação da linguagem.
Uma pessoa alfabetizada consegue ler e escrever sem o auxilio do outro, é uma pequena parte de um processo muito grande. Além de escrever e ler deve saber ouvir e interpretar o que lê. Hoje estamos alfabetizados por encontrarmos pessoas capazes de providenciar a oportunidade de um aprendizado.
Devemos compreender a alfabetização como um processo que vai muito além das aquisições de códigos. Estar alfabetizado é atribuir sentido as funções sociais que têm como vínculo a escrita. É ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, habilidade para relacionar vários assuntos em um campo social incomum.
O sistema da escrita promove ao intelecto a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Durante muito tempo na alfabetização acreditou-se que ,primeiro o educando deveria conhecer as letras, aprender juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber as pontuações, regras gramaticais etc,só então é que conseguiria lhe dar com a escrita, a elaboração e compreensão dos textos.
O processo de ensino e aprendizado visa ao desenvolvimento da competência discursiva (ampliar a capacidade de produção e interpretação de textos orais e escritos)possibilitando a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado e contribuição para o exercício pleno da cidadania.
Com seu uso social e comunicativo os textos orais e escritos assumiram relevância como unidade básica do ensino. Na unidade escolar o trabalho com a língua escrita deve estar vinculado as funções sociais e comunicativas com aspecto discursivo e sem anular as características intrínsecas.
Existem formas de discursos diferentes apropriados para cada propósito exemplos: cartas,receitas,notícias entre outros. O que deve ser ensinado é a possibilidade de uma escrita, leitura e fala autônoma nas circunstâncias diversas, sendo assim temos que desenvolver formas organizadas, discursivas e diferenciadas ao realizarmos atividades distintas como,ler,escrever,falar,reescrever,citar,revisar,ouvir etc.
Letramento e Alfabetização, conceitos...
Alfabetização, é o aprendizado do alfabeto o domínio e apreensão da forma escrita, utilizada em duas funções que se interlacionam o ler e o escrever, é a capacidade de decodificar é ler e escrever com autonomia. É uma parte pequena de um processo muito maior que é o aprendizado da língua.
Letramento, é a relação direta ao ato de ler e de escrever, ampliando-se a medida que se faz uma dessas funções na vida social, utilizando-os num processo mais amplo do que a decodificação de palavras ou do registro delas, é o conjunto mais amplo de conhecimentos que se permite em participar do universo letrado.
Características de alguns gêneros textuais...
Fábula: as fábulas são pequenas histórias de base narrativa que transmitem uma lição de moral. Os personagens das fábulas geralmente são animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso.
Esse gênero textual é uma das mais antigas formas de narrativa. Muitos escritores dedicaram-se ás fábulas, mas três ficaram mundialmente famosos: o grego Esopo(século VI.a.c),o latino Fedro(15 a.C. – 50 d.c) e o francês Jean de la Fontaine(1621-1695).
No Brasil , Monteiro Lobato( século xx) foi quem as recriou.Milôr Fernandes é um escritor carioca que recriou as antigas fábulas de Esopo e La Fontaine, de forma satírica e engraçada.
Geralmente,a fábula se divide em 2 partes:
Primeira-a história(onde aconteceu)
Segunda-a moral(o significado da história)
A origem da fábula perde-se na antiguidade mais remota,mas os gregos citavam Esopo como fundador do gênero.
História em Quadrinhos
As histórias em quadrinhos são consideradas textos literários de entretenimento.Esse gênero textual é utilizado para contar histórias com a ajuda de imagens , o que facilita a compreensão do leitor.Em geral.é formado de uma sequência de imagens verbis e não-verbais combinadas,ou apenas de imagens visuais.Em quadrinhos compostos apenas de linguagem visual,caberá ao lleitor o papel de interpretar a história,atribuindo ás imagens s palavras que estão ausentes,ou o que o autor deixou implícitas.
Os quadrinhos apresentam os elementos básicos de uma narrativa-enredo,personagens,tempo,lugar e desfecho.Os balões de forms e tipos variados servem de suporte para diálogos dos personagens ou pr que eles mostrem suas idéias.O emprego de recursos expressivos como onomatopeias,letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos.
Outro aspecto a ser obsevado é que a sequência dos fatos apresentados é estabelecid pela sequência dos quadros-cada quadrinho relata uma parte da história.
É importante que o leitor esteja atento aos gestos,á expressão da face e do corpo dos personagens retratado nas histórias em quadrinhos,porque ,junto a linguagem verbal,conferem o vigor e a coerência ao texto.
Lenda
Lendas são narrativas acerca de seres maravilhosos e encatadores,passadas em certo tempo e lugar,com pessoas,animais ou seres sobrenaturais.São crendices que fazem prte do imáginario popular,frequentemente explicando fenômenos d natureza.Muita gente diz que lendas são apenas frutos da imaginação popular.Em muitos povos ,porém,são os livros na memória dos mais sábios.
A origem de uma lenda pode ser fato acontecido que se transforma pela imaginação popular.Muitas vezes ,com o passar do tempo, a narrativa
...