TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Assunto

Pesquisas Acadêmicas: Sem Assunto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Vimos que após a II Guerra Mundial, o Brasil reativou seu ciclo industrial com a instalação de inúmeras indústrias, inclusive a automobilística, alcançando, afinal, a sua maturidade econômica e entrando no rol dos países em desenvolvimento acelerado. Especialmente, no período de 1953 e 1957, o fator principal considerado nas negociações internacionais em que o país estava envolvido foi:

a.

A adoção de múltiplas taxas de câmbio.

b.

A redução substancial das reservas cambiais.

c.

O surgimento de novas medidas bloqueadoras de importações.

d.

O aumento substancial das reservas cambiais.

e.

A reativação do ciclo industrial através da instalação de muitas indústrias

Durante o "Choque Petrolífero" de 1973, ocasionado em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, os países árabes organizados na OPEP aumentaram o preço do petróleo em mais de 300%. Na década de 70, o café ainda continuava a ser o principal produto exportado pelo Brasil. No inicio dos anos 80 verifica-se o agravamento do balanço de pagamentos e em conseqüência são aplicadas novas medidas de restauração do equilíbrio., incluindo a desvalorização cambial, a centralização das operações de cambio no Banco Central do Brasil, aumento do número de produtos proibidos de serem importados e restrições ao financiamento das importações.

As afirmações a seguir tratam dos efeitos econômicos desta época :

I - Os efeitos das medidas foram sentidos principalmente em 1984, ano em que as exportações quase duplicaram o valor das importações.

II - Os mercados apresentam-se mais estabilizados tendo a Europa, comprado 27,1% da exportação brasileira, contra 22,4% dos Estados Unidos.

III - A fatura dos ajustamentos veio nesse ano (1984) com a inflação de mais de 200% e as políticas comerciais passaram a ser consideradas como instrumentos de estabilização interna, tendo sido suspensos uma série de controles, tais como a redução de produtos constantes nas listas negativas de importação, redução de sobretaxas nas importações e facilitação de financiamentos à importação.

Está (ão) correta(as):

a.

Apenas a I.

b.

Apenas a II.

c.

Apenas a III.

d.

As afirmações I e II.

e.

As afirmações I e III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com