Seminário De Organização De Igreja Como Responder Ao Concílio?
Por: José Dantas da Silva • 27/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 56 Visualizações
SEMINÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DE IGREJA
COMO RESPONDER AO CONCÍLIO?
“Os discípulos de Jesus se reuniram pela primeira vez no templo de Jerusalém”.
Atos 1:12-14
INTRODUÇÃO
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra [O Cristo] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18
“Pedro do grego, Petros, quer dizer pedra. Pedra do grego, Petra, que dizer Rocha”. Cristo é a Rocha Eterna: a Pedra Fundamental da igreja (At. 4:11,12; I Cor. 3:11).
1. A ORIGEM DO TERMO “IGREJA”
O termo “Igreja” vem do grego Ekklesia, do verbo Kalein, que significa chamar. Entre os gregos, o termo era usado para convocar uma assembleia do povo para tratar de assuntos do interesse da comunidade (At. 32, 39, 41). E este o sentido do grego clássico? “uma assembleia do povo”. O termo é usado no N.T. com um sentido teológico: “assembleia do povo de Deus”. Ekklesia significa congregação, assembleia. Nos evangelho, só há três referências a igreja. Encontra-se em Mateus 16:18 e 18:17.
2. O USO DO TERMO NO SENTIDO SECULAR
No N.T. o termo Ekklesia é usado cinco vezes no sentido secular, como assembleia do povo em (At. 7:38, 39, 41; Hb. 2:12).
3. O USO DO TERMO “IGREJA” NO SENTIDO SINGULAR
Quando o N.T. usa o termo “igreja”, no sentido singular de a igreja, refere-se a todos os discípulos de todos os lugares independentes do nome pelo qual são conhecidos. Ekklesia é usado 14 vezes no N.T. no sentido universal, para descrever a igreja como um todo.
4. O USO DO TERMO “IGREJAS” NO SENTIDO PLURAL.
No N.T. usa o termo Ekklesia 95 vezes para descrever um grupo de crentes como igreja local ou congregação particular. Inúmeras vezes o termo é empregado no plural, demonstrando, assim, que existiam várias igrejas como por exemplo: “as igrejas de Cristo” – Rm. 16:16; “as igrejas de Deus” – 1 Cor. 11:16; 2 Cor. 1:1; 1 Tm. 3:5; “as igrejas dos gentios” – Rm. 16:4; “as igrejas dos santos” – 1 Cor. 14:33; “as igrejas da Macedônia” –
2 Cor. 8:1; “as igrejas da Judéia” - Gal. 1:2; “as igrejas da Ásia” – 1 Cor. 16:19; “as sete igrejas da Ásia” – Ap. 1:4
5. OS NOMES DAS IGREJAS
Nunca existiu uma só igreja com um só nome nem mesmo no tempo dos apóstolos. O uso do termo no plural, como demonstramos acima já confirma esta verdade. Além do mais, comprova-se no N.T., que as igrejas recebiam nomes de acordo com sua localidade. Vejamos por exemplo: “A igreja de Antioquía” – At. 13:1; 14:26; 15:3. “A igreja de Jerusalém” – At. 8:1; 11:22; 15:4. “A igreja de Cencréia”, que ficava no subúrbio de Corinto – Rm. 16:1. “A igreja de Éfeso” – At. 20:17. “A igreja de Esmirna” – Ap. 2:8. “A igreja dos Laodicenses” – Col. 4:16. “A igreja dos Tessalonicenses” – 1 Tess. 1:2; 2 Tess. 1:1.
I – O NASCIMENTO DA IGREJA
1. A IGREJA EM JERUSALÉM
A igreja de Jesus Cristo nasceu em Jerusalém e não em Roma. A igreja iniciou com a convocação dos dozes apóstolos! Logo após a ascensão de Jesus ao céu, o número dos discípulos já era de 120 pessoas (At. 1:15). E 50 dias após a ressurreição de Cristo, já era três mil (At. 2:41). Com o desempenho evangelístico da igreja, em pouco tempo, o número já se elevava a mais de cinco mil (At. 4:4). Quando ocorreu a prisão de Paulo, em Jerusalém, a igreja já contava com dezenas de milhares no rol de membros (At. 21:20). Como resultado do trabalho evangelístico deles teria surgido as igrejas de Samaria, da Galileia e de Damasco (At. 15:13).
2. IGREJA DE ANTIOQUÍA
Houve uma perseguição a igreja de Jerusalém, como resultado do martírio de Estevão
(At. 8). Os cristãos hebreus que falavam grego saíram pregando aos não judeus, e chegaram até Antioquía da Síria onde fundaram uma igreja de gentios, e foi “em Antioquía que os discípulos de Jesus foram pela primeira chamados cristãos” – At. 11:19-26. A igreja de Antioquía foi a primeira no N.T. a enviar Missionários com o fim de implantar igrejas por todo o império Romano(At. 13:1-3).
3. A IGREJA DE ROMA
A Igreja de Roma fora provavelmente fundada por cristãos anônimos que estiveram no dia de Pentecostes em Jerusalém (At. 2). Quando Paulo chegou a Roma, já encontrou um núcleo de cristãos na cidade de Roma (At. 28:14-15). A igreja de Roma era uma igreja simples como as demais igrejas cristãs de todo o mundo, entretanto, sempre sofrera grande pressão do paganismo romano, como se ver na carta de Paulo dirigida à esta igreja (Rom. 1:18-27). Tudo indica, que esta igreja resistiu bem as influências pagãs até quando se deu a oficialização do cristianismo em Roma como religião do Império.
...