Seminário História da Educação Matemática
Por: 114356 • 16/3/2021 • Seminário • 3.153 Palavras (13 Páginas) • 120 Visualizações
Nome aluno: Leonardo A B Nunes
Matricula: 11521MAT013
História da Educação Matemática
As congregações católicas e seus colégios confessionais
A escola confessional baseia os seus princípios, objetivos e forma de atuação numa religião,
diferenciando-se, portanto, das escolas laicas. Para esse tipo de escola o desenvolvimento dos
sentimentos religioso e moral nos alunos é o objetivo primeiro do trabalho educacional.
Segundo Marin (2019, p. 240-241): “No Brasil, durante o Império, o catolicismo era a religião
oficial do país e a educação brasileira era atrelada à educação religiosa.”
“Mas a igreja Católica perdeu status com a instauração da República.”
“Na Europa foi pelo movimento iluminista”.
“Então iniciou-se a luta para não perder fiéis e nem sua influência no campo educacional.”
assim se deu a vinda das escolas para o Brasil.
Logo "identificamos o estabelecimento das Congregações, onde hoje entendemos
ser a mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sendo um grande número, tanto
de Congregações Católicas masculinas quanto femininas."
Dentre as masculinas, temos os Padres da Missão Lazarista (estabelecidos em Campina Verde
desde 1828); Padres Dominicanos (Uberaba desde 1881); os Padres dos Sagrados Corações
(estabelecidos na diocese desde 1925, em Araguari, Patrocínio e Água Suja); os Padres
Salesianos (estabelecidos em Araxá, desde 1926); os Padres Estigmatinos (entraram na diocese
em 1935, em Ituiutaba e Nossa Senhora da Abadia); os Padres Capuchinhos (estabeleceram, em
1936, em Carmo do Paranaíba e Frutal; em 1937, em Patos de Minas); e os Irmãos Maristas
(desde o ano de 1903, em Uberaba). (INÁCIO FILHO; ROSSI, 2009).
Assim logo após a proclamação da república teve um grande aumento das escolas no Brasil e um
deles foi o colégio das dores em Uberaba em 1885. Foi iniciativa das irmãs Dominicanas de
Nossa Senhora do Rosário Monteils, originárias da França, que motivadas pela vocação
missionária religiosa e pelos convites insistentes do Bispo da Diocese de Goiás, Dom Cláudio
José Gonçalves Ponce de Leão e dos Padres Dominicanos, pronevientes da mesma região
francesa, que já estavam aqui desde 1881, resolveram empreender esta obra.
O nome escolhido para o estabelecimento de ensino que fundaram, proveio de haverem as Irmãs
encontrado, em um dos cômodos da antiga Santa Casa de Misericórdia, onde foram instaladas,
uma estatueta representando a Mãe de Jesus, em seu momento de sofrimento e dor pela morte do
Filho.
Abaixo a foto de antes e depois após um século praticamente:
colégio nossa senhora das dores no inicio
colégio nossa senhora das dores atualmente
ao lado do colégio a igreja nossa senhora das dores
Foram grandes as mudanças e transformações trazendo consigo um marco histórico
e cultural de grande valor para região e fé Uberabense e do triângulo mineiro em termos
gerais.
abaixo temos o colégio Coração de Maria de Berlaar: antes e depois
Temos também as Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar (em Araguari
desde 1919 e em Patrocínio, a partir de 1929); as Irmãs de Jesus, Maria e José (estão em
Uberaba, desde 1914); as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado (estabelecidas em
Uberlândia desde 1933 e em Araxá, a partir de 1937).
Assim torna se significativo o cunho católico na região com traços franceses
advindos da Europa.
Segundo Marin, Sandra Bulhões Cecílio e Marilene Ribeiro Resende, ambas
nascidas na década de 1950, em Uberaba, ali viveram suas infâncias, onde trabalham até
hoje, e estudaram no Colégio Nossa Senhora das Dores. Sandra aponta que “era uma
escola [Colégio] excelente, com estrutura física maravilhosa.
Em sua narrativa, a professora Sandra destaca que, no ano de 2016, comemorou-se
mais de 100 anos das Dominicanas em Uberaba, isso nos leva a refletir sobre a época e o
porquê dessa Congregação ter vindo para o Brasil.
Ou seja foi um grande prestígio e privilégio ligados a cultura, crença e também
claro político.
As irmãs Dominicanas dedicaram-se ao cuidado dos doentes que ocupavam as
dependências da Santa Casa e davam assistência domiciliar a outros tantos. Assim o
numero de alunas foi aumentando, o externato gratuito tornou-se muito frequentado, isso
fez com que mais irmãs viessem da França para o trabalho.
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