TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Na america portuguesa, os primeiros contatos com os indigenas foi demonstrado atraves da carta de Pedro Vaz de Caminha , porém logo abandonada quando foi implementado a produção açucareira que fez com que ocorrece uma grande valorização na economia, dando lugar ao trabalho indigena compusorio nas criações de grandes lavouras.

Devido a necessidade de mão de obra e a resistencia e a opsições na epoca, o trafico negreiro era mais eficiente e lucrativo, tornando umas das atividades dos colonizadores, e também tornou-se um importante setor para a acumulação capitalista, fazendo com que o trafico negreiro escravo torna-se exepcional, assim gerando uma disputa entre varias potências.

A Espanha não possuia alguns fatores para o abastecimento de negros escravos assim dependendo de empressas estrangeiras, porém utilizava a mão de obra indigina na empresa colonial, assim a mesma assumiu maiores proporções na America espanhola do que nos setores de colonização europeia , fazendo com que o trabalho indigena predomine em todo periodo colonial. Porém estes não podiam ser escravizados pois o estado espanhol era contra a escravização dos mesmos, mais durante a primeira fase da economia açucareira (nas antilhas) ocorreu exploração no trabalho indigena atraves do sistema de "encomiendas" e "repartimientos", que fez com que diminuisse esta população, porém o governo interviu alegando que sem esta população causaria um empobrecimento da colonia.

Foi no inicio do seculo XVII que Inglaterra deu origem a um regime de trabalho chamado "intented servants" este erá uma servidão temporaria do trabalhador em pagamento do transporte que lhes era proporcionado pelas companhias inglesas de comercio e colonização, esse regime foi considerado ineficiente pois a cultura do tabaco trouxe mais possibilidades para uma produção tipicamente colonial, porém exigia-se cada vez mais o trabalho africano. A Inglaterra tornou-se um Estado moderno mesmo tendo diversas crises politco-religiosas, ocorreu migrações rurais-urbanas ondem com estes eram criados excedentes para mão-de-obra e isto fez com que ocorrese uma colonização diversificada. Porém o norte da inglaterra ocorria um fenomeno distinto ao que foi citado antes, causando uma grande pertubação ao seu funcionamento normal e compliações dos sistemas.

Na Nova Inglaterra não se conseguia a complementariedade economica devido o quadro geografico.

O mundo ultramarino e a economia dependiam do escravismo, trafico negreiro e outras formas de servidões; O setor agrario também tinha vinculos com o escravismo.

O Brasil-colonia se enquadra dentro do quadro de determinações do antigo sistema colonial.

SLIDES

Com a falta de mão de obra devido a resistencia e oposição dos jesuitas, ocorreu a necessidade da busca pelo trafico negreiro que era mais eficiente e lucrativo.

Tornando-se exepcional e gerando disputas entre algumas potencias.

Em alguns lugares devido a impossibilidade do trafico negreiro era utilizado o trabalho compulsorios dos indigenas que apresentavam maior densidade demografica e maior nivel cultural

Porém por algumas intervenções da igreja os mesmo não podiam ser escravizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com