Separação De Elementos
Trabalho Escolar: Separação De Elementos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dke0327 • 28/3/2014 • 3.940 Palavras (16 Páginas) • 206 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
Engenharia Mecânica
Quimica
professor
nomee do grupo e ra
Santa Bárbara d´Oeste
2013
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
Quimica
Experimentos e Pesquisas
Trabalho desenvolvido no Curso de Engenharia Mecânica na Disciplina de Quimica, Proposto Pelo Professor Richard Pimenta.
Santa Bárbara d´Oeste
2013
Indice
Introdução
Nessa pesquisa , mostraremos o modo de utilizar,a função e para que servem os experimentos, com o de Teste de chama, Separação de Elementos, Bico de Bunsen e alguns espectros como de luz e Fotônico.
RESUMO
A principio, tinhamos como principal objetivo separar determinados elementos, e para isso utilizamos um bico de Bunsen, béquer, tela de amianto e funil.
No experimento Separação de Misturas foram utilizados os métodos de separação como filtração comum realizada com um papel de filtro convenientemente dobrado em quatro, formando um cone, a evaporação que é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor, separação magnética que é um método de separação específico dos sistemas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Campos magnéticos são aplicados à mistura para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda. É chamado também de imantação.
Dessa forma, verificamos o comportamento da mistura, notamos que o ferro e a areia ficaram retidos no filtro, enquanto a água com o cloreto de sódio passaram para o béquer.
OBJETIVO
Este teste tem como objetivo observar como acontece a separação da mistura de determinados elementos.
Esses elementos foram devidamente separados com o auxílio de ferramentas como bico de Bunsen para que o líquido chegasse no ponto de ebulição, e evaporasse, o filtro de papel para separar os sólidos do líquido e o imã para separar os componentes metálicos.
Observando os seguintes passos:
Estudar a separação das misturas;
Utilizar três métodos para separar 3 substâncias (areia, ferro e cloreto de sódio) que formam uma mistura heterogênea (polifásica);
Verificar a solubilidade das substâncias (mistura heterogênea).
Verificar as fases das substâncias;
Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo.
Verificar as perdas dos componentes durante a separação.
Introdução teórica
Salvo raras exceções, podemos dizer que as substâncias encontradas na natureza ou mesmo aquelas produzidas pelo homem, sempre estão misturadas com outras, ainda que em pequenas proporções. Logo, a obtenção de substâncias com maior grau de pureza requer a interferência de meios tecnológicos, seja a partir de processos de extração ou por processos de sintese industriais e laboratoriais. Dependendo do tipo da mistura, é possvel escolher um método adequado para a separação dos seus componentes individuais.
Materiais
3 béqueres para cada componente utilizado
1 pipeta
1 funil
1 tela de amianto
Compostos:
areia
limalha de ferro
sal
Procedimento Experimental
Foi acendido o bico de Busen e calibrado a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente.
Foi colocado a tela de amianto e papel sobre e tela. A limalha de ferro e a areia foram misturadas com a água e sal que estavam em um béquer, para que pudesse ser colocado sob o papel e aquecido até a dissolução, assim como outro béquer contendo água foi colocado para atingir seu ponto de ebulição. Após chegar a dissolução, a mistura foi retirada do fogo tomando os devidos cuidados por conta da alta temperatura.
O filtro de papel já estava devidamente posicionado, enquanto ocorria a dissolução, o filtro de papel foi dobrado em quatro, formando um cone e colocado sob o funil.
A mistura ao sair do fogo foi colocado no filtro, rapidamente para que não houvesse perda de calor, em seguida a água foi colocado nos resíduos que sobraram no filtro.
Secamos os sólidos que ficaram retidos no filtro, para que então pudessemos separar a areia e o ferro, então espalhamos sobe um papel seco e passamos o imã. A água com o sal voltaram a ser aquecidos até que o volume da água diminuisse, e o sal se tornasse visível.
RESULTADOS
Após filtrar a mistura, a água e o sal passaram pelo filtro, ficando depositados num béquer. A areia e o ferro ficaram retidos. Depois de secar e espalhar o ferro e a areia sob um papel seco, passamos um imã que coletou todos os sólidos ferrosos, sendo assim, o ferro e a areia foram separados.
Colocamos a mistura de sal e água no fogo novamente, a água atingiu o ponto de ebulição, e passou a evaporar. Conforme a água dimiuia, caracteristicas como cor
...