Separação De Misturas
Projeto de pesquisa: Separação De Misturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laris.q • 8/10/2014 • Projeto de pesquisa • 762 Palavras (4 Páginas) • 162 Visualizações
INTRODUÇÃO
A lei de Lavoisier, também conhecida por lei da conservação da massa, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o pai da química moderna. Essa Lei diz que: “Quando uma reação química ocorre em ambiente fechado, à massa total antes da transformação é igual à massa total após a transformação”. Em outras palavras: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Logo, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada, pois tudo que existe provém de matéria preexistente. Neste procedimento será verificada experimentalmente a Lei de Lavoisier, isto é, que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas do produto em uma reação química.
OBJETIVO
Verificar através de experimentos a veracidade da Lei de Lavoisier.
MÉTODOS EXPERIMENTAIS
Drogas ou Soluções:
o Solução de iodeto de potássio (KI) 0,2 mol/L
o Solução de acetato de chumbo 0,2 mol/L
o Solução de hidróxido de sódio 0,2 mol/L
o Fenolftaleína
o Solução de ácido clorídrico 0,2 mol/L
o Solução de sulfato de sódio 0,2 mol/L
o Solução de cloreto de bário 0,2 mol/L
Materiais e Aparelhos:
o 3erlenmeyer (250 ml)
o 3 frascos de penicilina (10 ml)
o 1 pinça metálica
o Balança analítica
o 6 pipetas de 10 ml
o 6 peras
Procedimento Experimental
Reação de Neutralização
Colocou-se 10 ml de solução de NaOH no erlenmeyer e adicionou-se algumas gotas de fenolftaleína, observou-se. Em seguida colocou-se dentro do erlenmeyer um tubo de ensaio contendo 10 ml de solução de HCl, tomando-se o cuidado de não deixar derramar. Tampou-se o erlenmeyer, levou-se o conjunto à balança para pesagem e anotou-se a massa inicial.Agitou-se cuidadosamente o erlenmeyer fechado permitindo a saída do HCl contido no frasco de penicilina. Observou-se e após algum tempo de reação, houvealteração de coloração da mistura reacional. Levou-se novamente todo o conjunto para pesar. Anotou-se a massa final e comparou-a com a inicial.
Reação de Precipitação I
Adicionou-se 10 ml de Na2SO4 no erlenmeyer, no frasco de penicilina colocou-se 10 ml de BaCl2. Cuidadosamente, colocou-se o frasco de pé dentro do erlenmeyer não permitindoo contato entre as duas soluções, fechou-se o sistema e levou-se à balança. Pesou-se e anotou-se a massa inicial. Agitou-se cuidadosamente o erlenmeyer até que o frasco derramasse o seu conteúdo no interior da vidraria. Observou-se. Levou-se o conjunto novamente á balança, determinou-se a massa final e comparou-a com a inicial.
Reação de Precipitação II
Adicionou-se 10 ml de solução de Kl num erlenmeyer, em seguida colocou-se um frasco de penicilina contendo 10 ml de solução de Pb(H3C-COO)2. Agitou-se o erlenmeyer contendo o KI até que o conteúdo do frasco derramasse o seu conteúdo no interior da vidraria e verificou-se
...