Separação Magnetica
Ensaios: Separação Magnetica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bineca27 • 21/3/2014 • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 508 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
Teixeira de Freitas
2014
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
Projeto apresentado a Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química referente ao primeiro período do curso de Engenharia Civil.
Teixeira de Freitas
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 4
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
5 METODOLOGIA 6
6 RECURSOS...............................................................................................................................7
7 CONCLUSÃO...........................................................................................................................7
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Como os materiais encontrados na natureza, na sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, por isso, para obtê-las, é necessário separá-las. Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado. Você já pensou em como separar algumas misturas que são encontradas no seu cotidiano? Para isso é necessário, em primeiro lugar, observar se a mistura em questão é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado para separá-la. Algumas misturas que necessitem de mais do que um processo para a completa separação dos seus constituintes.
A Separação magnética é um método de separação de misturas heterogêneas de componentes sólidos, mais especificamente para separação de misturas contendo ferro magnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Utilizando um imã (para separação em pequena escala) ou um eletroímã (para larga escala) é possível segregar a substância magnética do resto da mistura, como por exemplo separar areia da limalha de ferro, a linha de costura da agulha ou o enxofre da limalha de ferro.
A separação magnética é um método consagrado na área de processamento de minérios para concentração e/ou purificação de muitas substâncias minerais. Pode ser empregada, dependendo das diferentes respostas ao campo magnético associadas às espécies mineralógicas individualmente, no beneficiamento de minério e na remoção de sucata.
A propriedade de um material que determina sua resposta a um campo magnético é chamada de susceptibilidade magnética. Com base nessa propriedade os materiais ou minerais são classificados em duas categorias: aqueles que são atraídos pelo campo magnético e os que são repelidos por ele. No primeiro caso tem-se os minerais ferromagnéticos, os quais são atraídos fortemente pelo campo, e os paramagnéticos, que são atraídos fracamente. Aqueles que são repelidos pelo campo denominam-se de diamagnéticos.
A separação magnética pode ser feita tanto a seco como a úmido. O método a seco é usado, em geral, para granulometria grossa e o a úmido para aquelas mais finas.
2 JUSTIFICATIVA
O tema Separação Magnética justifica-se por ser uma das áreas de maior importância na separação e isolamento de materiais de uma forma geral, tanto no processo de extração quanto no processo de reciclagem, outras formas de separação são a Eletrostática, química, entre outras. Os equipamentos magnéticos ajudam as empresas a reduzir seus custos com danos a máquinas que exigiriam mais gasto de energia para serem fabricadas, assim como ajudam a diminuir o número de troca de alguns componentes que podem sofrer ações danosas de contaminantes ferromagnéticos.
3 OBJETIVOS
• Conhecer como se dá o processo de separação magnética.
• Aprender a identificar o número de fases de uma mistura e a classificar esta mistura.
• Testar a eficácia de um dos métodos de separação de mistura.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 Definição de separação magnética
Separação Magnética é um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético, como o cobalto, o níquel e, principalmente, o próprio ferro. Esses metais são atraídos pelos ímãs, fenômeno que pode ser utilizado para reter suas partículas ou desviar sua queda. Na Separação magnética passa-se pela mistura um imã, se um dos componentes possuírem propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.
Na natureza existem alguns
...