Ser Jovem 2
Artigo: Ser Jovem 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosangelagnoatto • 23/10/2013 • 2.356 Palavras (10 Páginas) • 261 Visualizações
A Empresa Lado Jovem tem como estilo de gestao flexível e adaptável, os cargos são continuamente modificados e redefinidos, descentralização das decisões com hierarquia flexível, amplitude no comando pelo supervisor, maior confiabilidade nas comunicações formais e informais, predomínio da interação lateral e horizontal, enfase nos princípios do bom relacionamento humano. Na realidade as organizações orgânicas funcionam como um sistema vivo, aberto e complexo, extrovertido e voltado principalmente para a sua interação com o ambiente externo. A adaptação e o ajustamento as demandas ambientais provocam constantes mudanças internas na organização. Há uma espécie de seleção natural do tipo: sistemas mecanicistas sobrevivem em ambientes imutáveis e estáveis, e sistemas orgânicos se adaptam bem a ambientes instáveis e turbulentos.
A Empresa Lado Jovem optou pelo modelo de organização funcional que corresponde à organização de atividades e negócios de forma que cada divisão é responsável por cada função de negócios - produção, finanças, pessoal, comercialização etc.
A organização das atividades de marketing da empresa são feitas de forma que cada divisão é responsável pelo seu setor. Dentre estes setores os principais são: planejamento, pesquisa, vendas, propaganda, distribuição, desenvolvimento de novos produtos etc.
Mais recentemente, nota-se que à medida que as empresas crescem e o seu ambiente se torna mutável e competitivo, aumenta consideravelmente a necessidade de órgãos especializados capazes de proporcionar conselhos e inovações rápidas e substanciais. Essa flexibilidade indispensável à organização competitiva e inovadora é um dos principais fracassos da estrutura linear.
Taylor foi um dos defensores da organização funcional ao defrontar-se com o excessivo e variado volume de atribuições concentradas nos mestres de produção de uma siderúrgica americana que adotava a organização linear. Achava que a especialização do operário deveria ser acompanhada pela especialização dos supervisores e da gerência por meio da estrutura funcional.
A liderança não deve ser confundida com direção nem com gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador. Na verdade, os líderes devem estar presentes no nível institucional, intermediário e operacional das organizações.
A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.
Todas as relações dentro de uma organização envolvem líderes e liderados: as comissões, os grupos de trabalho, as relações entre linha e assessoria, supervisores e subordinados etc. Outro elemento importante no conceito de liderança é a comunicação. A clareza e a exatidão da comunicação afetam o comportamento e o desempenho dos liderados. A dificuldade de comunicar é uma deficiência que prejudica a liderança. O terceiro elemento é a consecução de metas. O líder eficaz terá de lidar com indivíduos, grupos e metas. A eficácia do líder é geralmente considerada em termos de grau de realização de uma meta ou combinação de metas. Mas, por outro lado, os indivíduos podem considerar o líder como eficaz ou ineficaz, em termos de satisfação decorrente da experiência total do trabalho. De fato, a aceitação das diretrizes e comandos de um líder apóia-se muito nas expectativas dos liderados de que suas respostas favoráveis os levarão a bons resultados. Nesse caso, o líder serve ao grupo como um instrumento para ajudar a alcançar objetivos.
O estilo de gestão da empresa Lado Jovem é democrático, cada setor tem um líder que acompanha o andamento dos processos, e busca interagir com seus colaboradores, as decisões são discutidas e analisadas, as mudanças são expostas aos colabores antes de acontecer para que todos possam opinar, deixando assim bem claro que todos são importantes e todas as opiniões e sugestões são bem vindas.
Os líderes de setor é que definem as exposições de peças em vitrine, analisa o que ta girando mais ou menos, quais tipos de promoções podem ser oportunos para cada situação, claro que sempre ouvindo sugestões de cada colaborador.
A empresa Lado Jovem, abrindo mais uma filial, tem então a oportunidade de alcançar um público ainda maior, pois com mais colaboradores contratados e mais um ponto de venda, pode-se então trabalhar na busca de mais clientes, seus colaboradores tem metas a serem seguidas, essas metas são definidas pelo gerente e os líderes e repassadas para os vendedores, esses ficam responsáveis por estratégias de vendas, mas essas estratégias, muitas vezes discutidas e formuladas com o auxilio de seus líderes, ficando assim na empresa um ambiente de harmonia, de colaboração onde todos trabalham em prol de um único objetivo, conquistar mais clientes, alavancar as vendas, cumprir as metas propostas , proporcionando assim o crescimento da empresa junto ao mercado, de uma forma em que todos saiam ganhando.
A empresa lado jovem, tem em seu conceito a maior disposição de produtos em ordem de tamanho, sexo, sua economia gira em torno do atendimento a juventude que é o que mais cresce atualmente, atuando em conjunto com sua cliente-la buscando opiniões para a melhoria dos produtos e o atendimento.
Nossos clientes na maioria são da classe media alta, com uma faixa de renda aproximadamente entre R$ 1200,00 a 1500,00 entre 22 a 38 anos, ambos os sexos, normalmente são estudantes de nível superior, possuem gostos variados, mas principalmente observam a qualidade de nossos produtos. Aproximadamente 60% de nossos clientes pagam avista, outros 20% pagam com entrada mais 30 dias, 15% pagam com entrada, 30 e 60 dias e os outros 5% normalmente pagam em 30, 60 e 90 dias. Quando se trata de outras empresas tudo é negociado com pagamento em 30 dias mediante boleto e são clientes de grande porte.
Nossos principais fornecedores são empresas de grande porte e possuem formas e prazos diversificados para pagamentos nos possibilitando o pagamento em 30, 60 e 90 dias nos possibilitando a reposição de nossos produtos.
Nossos principais concorrentes são empresas de grande porte normalmente possuem uma grande diversidade de produtos, mas não possuem grande qualidade em seus produtos e os produtos de qualidade não possuem preço acessível.
Os agentes são principalmente os nossos
...