Serviços familiares e sociais
Seminário: Serviços familiares e sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ainat • 19/3/2014 • Seminário • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE RIO GRANDE
A Família e o Serviço Social
Rio Grande-RS
-2011-
A família e o Serviço Social
A família é provedora de cuidados, apoio e proteção de seus membros, mas também precisa ser cuidada e protegida. È um sujeito individual e coletivo ao mesmo tempo.
Os laços familiares que foram construídos socialmente também criaram funções sociais, no entanto a família pode ou não mostrar-se capaz de cumprir sua função social.
As funções sociais da família é principalmente servir de matriz para a criança se formar um individuo adulto e bem formado socialmente.
Quando a família não consegue cumprir sua função social é que aparecem as demandas para o Serviço Social.
A exclusão social é uma das principais portas de entrada para o serviço social trabalhar na família. A família atual existe uma diferente divisão dos papeis masculinos e femininos, essa divisão ocorre no sentido da autoridade e do modo de pensar do homem e da mulher em relação a casa e a família.
A família passa por pressões causadas pelo processo de exclusão sociocultural, aumentando assim as suas contradições.
A exclusão social pode gerar para a sociedade: o crescimento da violência, a fragilização familiar, o desemprego de longa duração, crescimento da população da rua, crescimento do número de usuários de drogas...
Tendo em vista todos os problemas internos e externos que a família passa perante a sociedade o Assistente Social deve:
Ter ações transformadoras, buscando a emancipação e o autodesenvolvimento da família.
Articular, criar meios para que a família crie condições para cumprir a sua função social.
Desnaturalizar todas as formas de discriminação, promovendo também a garantia dos direitos dos cidadãos e possibilitando a sua autonomia como está previsto no projeto ético-político profissional.
Contribuir com a justiça e a equidade social a favor da universabilidade das políticas sociais, posicionando seus programas, serviços e projetos e desenvolvendo ações que venham aumentar os recursos para que se tenha uma concretização dessas políticas de forma eficaz.
Agir juntamente ao seu usuário, fazer reuniões com todos membros da família, as crianças, o adolescente, os pais, a mulher, o homem, o idoso, enfim, trabalhar com eles as questões de gênero, questões geracionais, e outras de acordo com a necessidade da população, sempre criando meios para que eles mesmos criem os seus valores.
Lutar pela participação social, emancipação, autonomia (ética, política, moral, cultural), desenvolvimento dos sujeitos sociais, e principalmente dos direitos sociais e da cidadania, caminhando sempre na busca da liberdade política, econômica e cultural.
Agir com sua formação embasada nas diretrizes curriculares, com seu fundamento na teoria social crítica.
Ter um perfil teórico-crítico, técnico operativo e ético-político.
Os assistentes sociais são os únicos profissionais que tem a família como objeto privilegiado de intervenção durante toda a sua trajetória histórica, ao contrário de outras profissões que a privilegiam em alguns momentos e , em outros, a tiram de cena.
Os assistentes sociais desenvolvem com as famílias:
• Ações sócio-educativas: informação, reflexão, visa provocar mudanças (valores, modos de vida).
• Ações sócio-terapêuticas: tenta alterar a situação de sofrimento.
• Ações periciais: através do estudo, da avaliação, visa uma emissão de um parecer social, da família analisada.
• Ações sócio-assistenciais: atendimento de sustento para a família necessitada.
• Ações de acolhimento e apoio sócio-institucional: acolhimento, integração e modificação das redes sociais e de serviços para atender as demandas familiares.
Entrevista com um Assistente Social:
1 – Quanto tempo atua na área do serviço social?
Há 23 anos.
2 - Como se dá a atuação do assistente social na família?
O assistente social trabalha sistematicamente com famílias. Mesmo que seu campo de atuação seja diverso, como pessoas com deficiência, dependentes químicos, educandos, idosos, crianças e adolescentes, ente outros, a execução de suas atividades requer sempre a percepção das condições familiares e sociais do usuário.
3 - Quais as possibilidades de atuação na área?
A atuação direta com famílias acontece no campo do judiciário, nos centros de referência em assistência social, em instituições de atendimento a crianças e adolescentes e em organismos (governamentais ou não governamentais),
...