Simposio Demonstrações Contábeis, Contribuição Do Metrô Para A Economia Verde
Casos: Simposio Demonstrações Contábeis, Contribuição Do Metrô Para A Economia Verde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dmc2015 • 1/10/2014 • 3.403 Palavras (14 Páginas) • 337 Visualizações
UNIESP FACULDADE TIJUCUSSU
SIMPÓSIO “DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS”
CONTRIBUIÇÃO DO METRO PARA A ECONOMIA VERDE
São Caetano
2012
UNIESP FACULDADE TIJUCUSSU
SIMPÓSIO “DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS”
CONTRIBUIÇÃO DO METRO PARA A ECONOMIA VERDE
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Contábeis, da Prof. Wanny Arantes Bongiovanni Di Giorgi; para obtenção de nota relativa ao 1° semestre/2012
Integrantes do grupo:
Cristiane Gomes Borges RA 0050035310
Diana Messias de Carvalho RA 0050017683
Renato Luiz Batista RA 00500
Nilton de Santana RA 005002653
São Caetano
2012
(...) o transporte metroviário emite
aproximadamente 50 vezes menos gases de
efeito estufa por passageiro.quilômetro que os
automóveis e quase 25 vezes menos que os ônibus,
considerando sua capacidade de transporte e a
energia consumida para a tração dos trens.
Esse Trabalho tem por objetivo identificar como o metrô pode contribuir para a economia verde, trazendo explicações e soluções práticas para uma vida saudável, identificando as evoluções, o que trouxe de positivo e negativo em meio à economia verde.
SUMÁRIO
Introdução (cap.1) pg.6
Contribuição do Metrô para a economia verde (cap.2) pg.7
Contribuição do Metrô em relação a outros Modais (cap.2.1) pg.8
Balanço Social: Emissões Evitadas Líquidas (cap.2.2) pg.9
Metrô Enquanto Atividade Econômica
Contribui para a Economia Verde (cap.2.3). pg.10
Inventário de Emissões de GEE (cap.2.4) pg.11
Energia Elétrica: Consumo e Emissão de Gases de Efeito Estufa (cap.2.5) pg.12
Ações de Redução de Consumo de Energia (cap. 3) pg.13
Material Rodante – Trens e Monotrilho (cap.3.1) pg.14
Regeneração de Energia de Frenagem dos Trens (cap.3.2) pg.15
Tecnologia, Concepção de Sistemas e Sustentabilidade (cap.3.3) pg.16
Referências pg.17
Conclusão pg.18
1. INTRODUÇÃO
O Metrô tem grande importância na evolução do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com o crescimento das cidades, e grande fluxo de transportes, foi desenvolvido o Metrô para conter a crise de Petróleo. Com isso passou a ser visto como um meio de fácil mobilidade, menos poluição e grande contribuição para o meio ambiente. Foi criado meio para diminuir o efeito estufa e desenvolver novas tecnologias sem prejudicar o ar que respiramos.
2. Contribuição do Metrô para a Economia Verde
Desde o inicio de sua atuação, enquanto operador de transportes, o Metrô é reconhecido por sua vocação econômica, social e ambiental. Nos anos 70, quando foi implantado, governos priorizaram alternativas modais como o Metrô em função de crise na mobilidade urbana, em decorrência do aumento do uso do automóvel e do transporte por ônibus, em um contexto de crise de petróleo.
Assim, como há 44 anos, o Metrô é reconhecido por ser um sistema de transporte com tecnologia que utiliza energia elétrica mais limpa, não poluente, e cumpre um papel importante para a mobilidade urbana e enquanto alternativa modal estratégica para cidades e economias baseadas na baixa emissão de carbono e de poluentes locais.
Com base nessa diretriz, o Metrô tem buscado ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação na expansão e operação do sistema, associando os princípios da economia verde na transformação de seus processos e padrões de consumo e produção. Na concepção dos projetos, vem adotando critérios associados a construção civil sustentável, e para ampliar sua aplicabilidade, estão sendo desenvolvidos estudos para a definição de critérios apropriados a natureza da atividade de transportes.
E desde 2009, os impactos da operação do Metrô em termo de emissão de gases de efeito estufa passaram a ser inventariados e contabilizados, adotando-se a norma para inventários corporativos, o CHG Protocol, para subsidiar a definição de ações estratégicas, principalmente com relação a consumo de energia elétrica, sua principal fonte de emissão de gases de efeito estufa.
2.1 Contribuição do Metrô em Relação a Outros Modais
Os ganhos socioambientais obtidos com a elevada utilização do Metrô de São Paulo, transporte que utiliza energia limpa comprovam que investimentos no sistema, podem ser amortizados com a diminuição das externalidades geradas pelo transporte, principalmente em metrópoles do porte de São Paulo.
Os resultados do
...