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Sintese Reflexiva

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Por:   •  6/5/2013  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

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A música pode fortalecer a compreensão científica de várias formas. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. As letras podem utilizar idéias reais ou metáforas para intensificar as lembranças. O ritmo reforça as idéias da canção, através de padrões repetitivos. Ouvir, por si só, constitui um sistema sensorial que evoca fortes lembranças. À medida que as canções passam pela mente das crianças, elas são lembradas das idéias expressas nas letras. Melodias, letras e ritmos interessantes são comumente usados para lembrar os consumidores de comprarem os produtos, uma vez que são indicadores poderosos da memória. Canções e baladas foram utilizadas para educar durante séculos, até que surgiram os livros e as escolas. A relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torná-la mais permanente. Já foram constatadas melhoras no raciocínio espaço-temporal em crianças de pré-escola que podiam contar regularmente com um treinamento com teclado e canções, nos padrões de ritmo e melodia. O raciocínio espaço-temporal é uma base para as ciências e a matemática (Rauscher,1997).

Os elos com a literatura ampliam os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens vívidas, sejam metáforas ou narrativas. Mesmo que incidentalmente envoltas em ficção ou apresentadas como temas científicos de histórias e poemas com base nas ciências, as idéias científicas ficam emocionalmente registradas nas mentes infantis, à medida que as crianças encontram conhecimentos familiares em situações novas. Encorajar as crianças a escreverem ou a contarem suas próprias histórias e poemas promove a síntese criativa de fatos, fantasia e sentimentos que utilizam a inteligência lingüística. Crianças em idade pré-escolar também gostam de atividades que envolvam os membros superiores, que incorporem a forma de inteligência cinestésico-corporal à aprendizagem das ciências.

As atividades artísticas são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das idéias infantis. São deliberadamente de final livre para encorajar as interpretações pessoais dos eventos científicos. Enquanto as crianças desenham, pintam e modelam para representar o que aprenderam, envolvem a inteligência cinestésico-corporal. Algumas das sugestões artísticas incorporam materiais utilizados nas experiências científicas, o que estimula o pensamento divergente, já que as crianças inventam novas formas de utilização dos materiais. Projetos de fabricação manual de objetos que exigem o atendimento a instruções para se chegar a um determinado produto final não são sugeridos como atividades artísticas.

Situações de dramatização permitem que as crianças testem e apliquem as idéias científicas, usando a imaginação. Sugere-se duas formas de jogo dramático: idéias de drama criativo para uma dramatização orientada e improvisada de histórias conhecidas e temas para uma dramatização espontânea para a qual são oferecidas algumas propostas de modo a estimular as próprias idéias de dramatização das crianças. Barbara Biber (1979) lembra-nos de que a dramatização vem sendo entendida corno urna forma válida de aprendizagem desde os dias pioneiros da educação infantil, há 75 anos: "Foi encarado como um meio para aprofundar insights, integrar conhecimentos e encontrar identificação em nível pessoal".

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