Sintese Reflexiva AS TRANÇAS DE BINTOU
Ensaios: Sintese Reflexiva AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellis • 3/10/2013 • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 294 Visualizações
1 SÍNTESE REFLEXIVA
As tranças de Bintou é um conto Africano escrito por Sylvane A. Diouf narrando a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas como as da sua irmã, porém usava quatro birotes. Ela admirava todas as tranças das mulheres de sua aldeia e questionava a todos inclusive os animais de quando ela cresceria para usar tranças.
Então, a sua avó conta-lhe uma história explicando o por que das crianças não usarem tranças em sua aldeia e a partir daí ela se mostra mais conformada. Sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes enfeitando-os com laços coloridos de fitas.
A menina então se sente realizada, orgulhosa e bela com seus birotes coloridos como os pássaros.
A partir dessa história, que valoriza a diversidade cultural e afrodescendente, com riqueza em conhecimentos e valores, demonstrando que cada povo tem sua história, origem, costumes, que devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Podemos inferir que a Bintou somente se conformou com sua condição de criança que usava birotes porque sua avó com paciência e afetividade a explicou a motivo propiciando um significado na vida da menina que se sentiu importante e valorizada.
Essa história possibilita aos professores um ensino com significado, isto é, faz com que a aprendizagem ocorra de forma significativa, prazerosa.
Dentro deste contexto, o estudo da história e da arte africana pode ser eficiente na desconstrução dos estereótipos que se arraigaram tão fortemente na sociedade brasileira, pois ter uma visão clara do continente faz parte de nossa formação cultural, podendo ser uma eficaz maneira de ajudar a promover a conscientização.
Conhecer características fundamentais do Brasil, nas suas dimensões sociais, materiais e culturais como meio de construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
Ao iniciarmos uma proposta a ser trabalhada com os alunos, temos que entender o elo existente entre as matérias a serem ministradas tomando como ponto de partida o conceito científico que é base das diversas disciplinas, desenvolvendo de maneira mais ampla, todas as áreas, rompendo assim barreiras.
A matemática, a música, literatura, atividades artísticas, dentre outras, todas elas, estimulam alguma área do desenvolvimento da criança, seja motora ou cognitiva. Em cada disciplina trabalhada, consegue-se extrair conceitos que têm como consequência o estímulo de sensações.
O conto permite a exploração de conteúdos sobre diferentes aspectos da identidade da criança comparando culturas e povos, permitindo atividades reflexivas relacionando a realidade e a história.
Devemos contextualizar o conto nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, focando as necessidades e aptidões individuais levando em conta o ritmo de cada criança.
O alvo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, de modo que as disciplinas possam interagir em prol do conhecimento e assim contribuírem para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, para melhor desenvolver o seu trabalho.
A relação entre a ‘‘História de Bintou” e o texto ‘’Uma abordagem integrada da aprendizagem” nos dá respaldo no trabalho com a interdisciplinaridade permitindo a execução de atividades reflexivas e críticas voltadas para o social, preservando costumes, a pluralidade cultural, artística e musical intensificando a leitura, a escrita e a oralidade.
É preciso porém compreendermos que ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, proporcionamos às crianças um aumento de seu desempenho mental. As crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias.
O pensamento criativo, o movimento, as experiências, as atividades artísticas, teóricas e práticas, se tornam estímulos quando utilizamos estratégias que proporcione novas expectativas revertendo a monotonia em atividades que incentivem a flexibilidade estimulando interesse pelo assunto cientifico em questão.
2 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Área de Conhecimento: Matemática e Alfabetização
Nível de Ensino: Educação Infantil
Conteúdo: Contagem e comparação de elementos textuais;
Quantidade e vogais.
Objetivo: Contar e escrever a quantidade correta de vogais, consoantes, letras e birotes.
Desenvolvimento: 1º momento: Reconto e dramatização da história.
O professor conta a história de Bintou dramatizando-a, depois mostra o livro para a turma e pergunta:
- Quem é capaz de recontar a história de Bintou? Conte para seus coleguinhas.
2º momento: Desenho das crianças.
Peça á turma que desenhe a menina Bintou não se esquecendo dos seus quatro birotes.
3º momento: Contagem de vogais e consoantes:
Recurso: Folha xerocada.
Observe e escreva o nome da menina e pinte as vogais de vermelho e as consoantes de azul, depois conte e escreva a quantidade nos espaços abaixo:
VOGAIS CONSOANTES LETRAS AO TODO
__________ ____________ _________
Agora faça o mesmo com seu nome:
VOGAIS CONSOANTES LETRAS AO TODO
________ ___________ __________
Avaliação: Será de forma escrita. O professor deverá avaliar se as crianças contaram , registraram e ajuntaram, somaram corretamente as quantidades.
...